Sim, Gustavo, é possível. Há meios de fazer com que aquelas máquinas
apresentem um comportamento diferente em cada lugar, à partir de uma
determinado momento ou em favor ou contra um determinado candidato. É lógico
que os construtores da coisa neguem que tais possibilidades existem. Aos
leigos a negação pura e simples é bastante. Mas, para nós que sabemos como
estas máquinas funcionam esta negação não passa de uma conversa de vendedor.

Só há um meio de reduzir (veja, escrevi reduzir) este risco: fazendo com que
as máquinas produzam uma contra-fé, algo que permita ao mais simplório
eleitor a capacidade de julgar a fidelidade da máquina. Isto atualmente
inexiste.

Tal como atualmente existem, Gustavo, mesmo que o TSE tivesse cumprido a
Lei, permitindo aos técnicos analisarem todos os programas e dados contidos
nas máquinas, só uma fração ínfima dos brasileiros estariam - seriam -
capazes de analisar a coisa. No meu entendimento isto já configuram um
imenso desrespeito ao eleitor não qualificado. Este traço característico,
refiro-me a incapacidade de analisar a lisura da coisa, é o que predominante
entre os cidadãos: eles são mais numerosos, são eles quem pagam a conta,
inclusive os altos salários de que encomendou e construiu a coisa - no caso,
uma pequena legião de "gênios".

São por estas razões que nós estamos lutando para que aquelas máquinas sejam
dotadas de um sistema de impressão do voto de cada eleitor. Este impresso
seria apresentado ao eleitor antes de ser depositado (pela própria máquina)
numa urna. Assim, Bianô, meu hábil barbeiro, mas só barbeiro, que sabe
contar galinhas, dinheiro e outras coisas, poderia, se solicitado, dizer se
houve ou não fraude em determina urna.

Lutemos, por isto, Gustavo, um abraço,

Aristóteles