At 18:10 03/11/2000 -0200, you wrote:
>Agora...
>Quem derrotou as esquerdas não foi o povo que já mostrou que as rejeita???
>A Marta ganhou em sao paulo por mérito ou o pessoal votou contra o
>Maluf??????

Companheiros,

Nao eh este o forum adequado, se bem que o tema seja apropriado
para fundamentar alguns de nossos temores em relacao aah Maquina
de Opinar Eletronica e a todo o processo eleitoral automatizado.

Costumo fazer mapas e obter estatisticas georreferenciadas das
eleicoes em MG e especialmente em Belo Horizonte. Alguns nem
imaginam a riqueza de informacoes sobre os eleitores que obtemos.

Nao sei quais sao as caracteristicas das eleicoes paulistanas
(alguem deve saber isso), mas o Maluf, creio eu, saiu vitorioso
dessa eleicao, mesmo perdendo... EXPLICO: Se alguem analisar a
votacao dele nos ultimos pleitos no municipio de SP poderah
comprovar (soh tenho referencias gerais) que ele teve mais votos
que em outras situacoes. O Maluf teve mais votos que antes e alem
de nao perder eleitorado ainda consegue ter novos eleitores, a
se confirmar essa teoria (e ai eh pegar numeros e mostrar, por que
soh falar que eh assim ou assado e nao provar nada nao cola!)
ele pode ser considerado vitorioso.

Entrei neste assunto porque a questao dos votos nulos, brancos
e outros detalhes eh muito importante para analisarmos o
comportamento eleitoral ANTES e DEPOIS do advento da "maquininha
famosa".

Talvez se pudessemos parametrizar atraves de algumas cidades que
tiveram eleicao eletronica somente neste ano e tivessemos os
dados de 1992 e 1996 poderiamos tracar um comportamento para o
eleitorado, ai alguem poderah dizer se o eleitorado foi a favor
da direita, contra a esquerda, sabe votar na UE, compareceu mais,
se existe desvio de votos atraves de mesarios etc etc etc etc...

Alguem tem um municipio com estes dados?
Se alguem tiver podemos combinar o envio dos mesmos para que os
coloquemos num programa georreferenciado e o mesmo produza TODOS
os mapas possiveis e imaginaveis...
(pra se ter uma ideia... dah pra saber ateh secao por secao qual delas
os votos vao para a esquerda, para a direita, para qual candidato, para
qual partido... eh otimo ver que alguns cabos eleitorais NAO SAO DE NADA!)

Saudacoes PeTistas,

Evandro Oliveira
BHZ - MG

P.S. O software de georreferenciamento eh o MAPinfo e os dados podem
     ser trabalhados a partir de qualquer arquivo txt.