A respeito de [VotoEletronico] Venezuela,
em 10/12/2000, 18:06, Marko Ajdaric escreveu:

MA> eu tenho El Universal em conta de um jornal sério

MA> deem uma olhada na eqnuete sobre voto eletrônico deste jornal em

MA> http://www.uole.com.ve/encuniversal/index.php?Encuesta_ID=7

Marko,

Este  tipo de pesquisa é a coisa mais ridícula que existe. A
pergunta  é extremamente vaga, permitindo muitas interpreta-
ções. Mas a amostragem obtida não tem nenhum cunho represen-
tativo.  Há  poucos  dias a Fifa fez uma pesquisa semelhante
para saber quem os internautas consideravam o melhor jogador
de  futebol  de todos os tempos. Deu Maradona. Se pegarem os
IPs  de  todos  os  que  votaram ver-se-á que a maioria é de
argentinos,  o  que  explica o resultado. Uma pesquisa séria
tem  que  ter  um  universo  representativo.  Os  órgãos  de
pesquisa  usam  uma  metodologia científica que lhes permite
obter  resultados  confiáveis pegando uma amostragem ínfima,
mas  com certeza não se pode fazer isso jogando uma pergunta
na Internet e esperar um resultado justo.

--
Grande abraço,

Roger Chadel

--------

Qual é a garantia que o TSE dá à lisura da eleição? "La garantia soy yo".

 /"\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \