From: Vera Lúcia Andrade Fonseca do Nascimento <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Monday, April 23, 2001 5:36 PM
Subject: análise de uma farsa

Cara Washington,

Sou assistente parlamentar.
Trabalho com eleições já há algumas campanhas, para governador e prefeito.
Sou defensora ferrenha das possibilidades de fraudes inseridas na urna
eletronica, consideradas "tão invioláveis" pelos técnicos do nosso Tribunal
Superior Enumerei-as por diversas vezes aos meus amigos mais íntimos. Seu
livro chegou as minhas mãos e admirei-me da sua disposição de levá-las aos
público em geral. Relato cada uma delas, com a intensidade que seu livro
merece. Muito me surpreende os fatos, pois dou treinamento intensivo aos
fiscais das Coligações do nosso Partido e tento, na medida do possível
treiná-los para atentarem aos mais elementares fatos passíveis de fraude que
ocorrem nas eleições. Assisto todo o processo de eleição e confiro desde as
seções cadastradas junto ao Superior Tribunal como a carga e lacre de cada
uma das urnas. Trabalho exaustivo mas extremamente necessário justamente
para evitar a fraude no programa indelével fornecido pela rede do sistema do
TSE a cada Tribunal. Assisto a carga dos disquetes que vão dar carga as
urnas utilizadas na votação.Cada uma delas, que devem ser lacradas e
devidamente rubricadas pelos representantes das Coligações. Anoto o número
do lacre e também o número das urnas. Cada fiscal de seção confere os dados
no dia da eleição. Se o lacre não confere. Deve-se solicitar imediatamente a
substituição ao Presidente da Seção. Já que o lacre com a assinatura foi
colocado na presença de todos os representantes das Coligações. Se permitir,
é fraude na certa. O programa de votação como o de apuração do TSE é
inviolável. O que é passível de fraude são programas semelhantes inseridos
na urna eletrônica a ser usada em seções de votação. Isso eu te garanto. Daí
a necessidade de conferir a carga e lacre das urnas para evitá-las. Conheço
a fundo o sistema como também enumero todas as possíveis fraudes na Urna
Eleitoral. Antes, durante e após a votação e ainda tenho recursos como
evitá-las. Treinando muito bem os fiscais de uma Coligação. Seu livro é
muito bom, mas poderia ser muito mais acessível as pessoas que não
entendessem de votação, fossem apenas eleitores. Você apresentou um universo
muito complexo para simples eleitores. Congratulo-me com a sua coragem e
dinamismo na elaboração. Parabéns de verdade pelo seu bom trabalho.
E coloco-me a sua disposição para juntos trocarmos idéias sobre esse
universo eleitoral.
Atenciosamente,

Vera Lúcia