Maneschy,

Me perdoe mudar de assunto, mas como você escreveu sobre energia elétrica e
multas que estão por vir para quem não se forçar a economiza-las (claro que
com consequënte redução do parque industrial do país!), não posso deixar de
comentar sobre o assunto. Sou engenheira civil, com especialidade em
geotecnia. Trabalhei justamente na área de barragens até 1989. Desde então
não se tem investido em novas hidroelétricas; apenas o governo federal
investia em finalizar as que estavam por terminar. Quando entrou FHC, NADA
mais foi investido no setor de geração, razão pela qual a situação está
calamitosa (desde 1980 que já se comentava que se não houvessem maciços
investimentos em hidroelétricas, haveria um caus no setor elétrico do país).
Quando FHC se candidatou à reeleição, teve o descaramento de mostrar
propagandas enganosas de que estava construindo 26 (vinte e seis!!!!)
hidroelétricas nos país, "dando demonstrações do grande governo de
investimentos"! Aí eu não agüentei e entrei no programa "Faixa Livre" da
Rádio Bandeirantes-RJ para esclarecer que todas aquelas barragens que eram
mostradas no programa eleitoral eram barragens que já estavam prontas há
+ou- dez anos e que se realmente houvesse não 26, mas UMA grande
hidroelétrica em construção, os engenheiros barragistas do país (geotécnicos
e outros) não estariam desempregados e trabalhando em qualquer coisa que não
fosse barragem... Interessante é que tiraram a propaganda do ar depois
disso.

Fica a pergunta no ar: o governo pode cobrar multa da população por um
serviço que o próprio governo não fez?

Sei que o assunto não tem nada a ver com eleição, mas não resisti, pois isso
significa que daqui a pouco estaremos pagando uma multa que não é nossa.

Um abraço,

Goretti.