On Sun, 1 Jul 2001, Roger Chadel wrote:

> Isso chama-se "cria fama e deita na cama". Os outros são bem
> mais  baratos  porque  estão por baixo. Se fossem líderes de
> mercado  seriam  caros também. Não tem ninguém bonzinho não.
> Esse  pessoal  prefere  vender  a  50 paus a ver encalhado o
> estoque. Quanto ao Linux, considero-o um golpe de marketing.
> Dificilmente ele teria espaço se custasse algo, considerando
> que  se  trata  de  uma  implementação  do  Unix,  já  muito
> difundido.  Deixando-o  de  graça,  abriu-se espaço para uma
> gama infinita de softwares que, esses sim, são cobrados.

Caro Roger Chadel, permita-me discordar.

O GNU/Linux um golpe de marketing, como assim? Dado por qual
empresa? Entendo marketing algo como uma estratégia de mercado que envolve
uma ou mais empresas. O GNU/Linux - nome correto deste sistema operacional
- - não é propriedade de ninguém! Pertence à sociedade. Não se trata de
jogada de marketing.
Ia anteriormente opiniar sobre estas questões de software livre,
código-livre, software que é "de graça", etc. Há várias confusões
conceituais que foram levantadas aqui na Lista. O GNU/Linux por exemplo, é
um
software distribuído sob os termos da licença GNU General Public License
(www.gnu.org/copyleft.html), ele não é de graça pura e simplesmente, não é
um "freeware" (perdão mais não tenho uma plavra em português). Além do
mais, 99% dos progrmas distribuídos numa "caixa" GNU/Linux é distribuída
com esta Licença permissiva. Esta Licença de software é calcada em 4
princípios para resumir o tema:

1. Liberdade de executar um programa para *qualquer* intento
2. Liberdade de estudar o código-fonte do programa e adaptá-lo às suas
necessiades
3. Liberdade de redistribuir cópias e assim ajudar a Comunidade
4. Liberdade de melhorar o programa e entregá-las à Comunidade

Como vc pode ver, "free software" é uma questão de liberdade e não de
preço! O Star Office é hoje um software livre, usando a GNU GPL, não
porque a SUN Microssytems é *boa*, vc tem razão: foi pressão da
Comunidade, e pelo fato que os software de código-aberto são
essencialmente
melhores. Quem democratiza as relações sociais são os prejudicados e não
os que prejudicam.
Humildemente te convido a ler um artigo que escrevi
sobre o tema, publicado na "Revista do Linux", n. 14 fev. de 2001, e podes
tb visitar o site do CIPSGA (vide assinatura), um Comitê não-governamental
que luta pela divulgação em nosso país da "Filosofia GNU".

Abraços cordiais

- ------
Renato Martini : Membro e Consultor de Segurança do CIPSGA
Mensagem assinada digitalmente com GnuPG - Gnu/Linux!
| http://www.cipsga.org.br | http://gnupg.unixsecurity.com.br |
| http://www.securenet.com.br/coluna.php?id_col=5             |