> certeza é uma só não exite 100% de segurança em nenhum sistema eletronico.

Por que todas essas reportagens sobre a falta de segurança dos cartões de
crédito omitem a existência de programas de computador, espalhados
gratuitamente pela Internet, com os quais até uma criança consegue gerar
números válidos de cartão de crédito?
Mesmo quem nunca usou o cartão, quem o deixou trancado dentro de um cofre
desde o dia em que o recebeu, não consegue escapar desse tipo de fraude, que
não depende de contato nenhum com o cartão, somente do azar de ser
"sorteado" por um desses programinhas de geração de números válidos.

E, para aliviar quem já está pensando em cancelar o cartão de crédito só por
causa disso: eu fui vítima de um desses programinhas e apareceram compras no
valor de 1.500 dólares na minha fatura.

Bastou um telefonema e uma carta de próprio punho à administradora do cartão
para que todas essas compras fossem estornadas. Não precisei pagar nem um
centavo das compras que não fiz. Nada é tão apavorante como pintam os que
gostam de espalhar o terror. Nem depois dessa tentativa de roubo deixei de
usar o cartão de crédito. Passar por uma dessas é simplesmente o mesmo que
viver: para morrer basta estar vivo. E eu não vou deixar de desfrutar a vida
com medo de tudo o que possa acontecer.

A questão do voto é bem diferente, pois ninguém vai "estornar" voto roubado,
né?

Jussara Simões
São Paulo    BR
Leia o boletim TPoint: http://www.translationpoint.org/BTP10032001.html