On 12 Aug 2001, at 19:22, Neliton Streppel wrote:

> Mas não é a China nosso aliado estratégico para lançamentos, isto vai
> melar.

O problema, Streppel, não é exatamente de quem é o nosso aliado.  Poderemos ter ou não
aliados. O Brasil é muito maior do que imaginamos. Somos ricos em cérebros, e este
recurso é suficiente.

Na realidade a indigência tecnológica que estamos vivenciando é - esta sendo –
ardilosamente planejada.

Nos anos 70 o Brasil deu um salto qualitativo em que pese auto-suficiência
tecnológica.
Sou testemunha vivo desta fase. As nossas universidades ferviam, havia uma gana em
criar
um saber autóctone e muito foi feito. Havia um entusiasmo em favor da pesquisa e
desenvolvimento só comparável entre os brasileiros ao gosto pelo futebol. Fiz parte
deste
time, mesmo sem ser ninguém tenho meu nome nesta história.

No fim da década de 80 as vestais da república buscando favorecer apenas aos apelos de
pequenos grupos econômicos, passaram a conspirar contra a pesquisa brasileira. A
grande
imprensa foi regiamente paga destruir a imagem dos nossos feitos, o poder
governamental
ajudou a solapar o que nos restava de energia. Incentivaram a nossa capacidade de
consumir apenas, nos tornamos supermercado do Primeiro-Mundo, o Brasil deixou de ser
o país que sonhamos, é agora um condomínio internacional.

Todos estes fatos que ora nos embasbacam são efeitos destes demandos.

Aristóteles

Dons cruéis do cruel Anhangá;
Vem quebrar-vos a maça valente,
Profanar Manitôs, Maracás.