Em Segunda 28 Janeiro 2002 00:26, you wrote:
> un dia aprendi que para as vezes melhorarmos o futuro devemos olhar o
> passado . e ai un dia olhando a miseria que o povo esta e o sistema como un
> todo que é oferecido aos cidadoes que vivem hoje .cheguei a uma conclusao
> !!! como este sistema poderia ser bom se é um sistema que começou com a
> ESCRAVIDAO !!! algumas pessoas inclusive eu tem o privilegio de saber
> algumas verdades da historia . a escravidao acabou nao porque as pessoas
> dominadoras da epoca resolveram ficar boas e dar liberdade aos escravos as
> elites chegaram a uma conclusao que era mais barato ter um TRABALHADOR
> [...]

O interessante Gilmar, era que o escravo demandava um bom investimento
inicial na sua compra, ter escravos era símbolo de status, já o trabalhador
não, se paga a miséria de 90 ~ 180 Reais, e se ficar doente ou morrer não tem
prejuízo algum. Mesmo os trabalhadores que acham que ganham melhor,  é só
tracar um paralelo. Se você fosse comprar um escravo, Físico Nuclear quanto
você desembolsaria? Ou um escravo Engenheiro, quanto valeria? Ou um escravo
Médico, que atende 100 consultas em 6 horas no Pronto Socorro?

Acho que seria bem mais caro no regime escravagista do que no trabalhista, a
soma do investimento inicial +  manutenção + taxa de risco (destes morrerem
ou não desempenharem bem a função).
--
Quem escapa da fogueira da ciência? De sua inquisição, de seus conselhos, e
de seus paradigmas?

Neliton Streppel