Calma, amigo Jefferson. Você, como eu, quer ver ação. Mas é inviável termos
alguma ARTICULAÇÃO, quanto mais uma simples reação, pela via da internet.
Levei muito tempo para perceber isso. Hoje, já consigo pensar mais
friamente, e com muito mais clareza, neste sentido. Sofro com esta, digamos,
constatação do óbvio. Assim sendo, estou bem mais resignado, pois nada posso
além disso. Ao menos, por enquanto...

        Infelizmente, aquela velha máxima ("A UNIÂO FAZ A FORÇA") sofre uma séria
avaria no espaço virtual.

        Já dei, antes, uma sugestão: vamos começar a nos reunir?

        POIS É AÍ, EXATAMENTE, que nossos planos começam a fazer água. Não dá,
ainda, para nos reunirmos fisicamente. NEM POR TELERREUNIÃO? Também ainda
não dá, pois o custo disto ainda é alto, pelo menos para a maioria de nós.

        Já pensei, inclusive, em pedir a alguns partidos que investissem,
experimentalmente, numa experiência de E-DEMOCRACI@ DIRETA INTERNA, como um
meio de atrair novos quadros/contatos partidários qualificados, além de uma
nova militância jovem. Mas isto é outra história...

        Somos, esta é que é a verdade, um grupo social/global formado por uma
associação difusa, com muito conteúdo e nenhuma ação concreta. Para os
Sociólogos (Durkheim, corrijam-me os entendidos), somos tal e qual uma
apaixonada torcida organizada de um time de futebol: reunimo-nos todos, de
tempos em tempos, em nome de uma paixão comum. Mas, terminado o "jogo" que
nos fez companheiros momentaneamente, todos nós iremos naturalmente nos
dispersar, logo em seguida, para só voltarmos a nos ver, ou melhor, a nos
"reunir" virtualmente, em nova contenda futura. Afinal de contas, não
estamos, a bem da verdade, reunidos. Só estamos é lendo o que escrevemos,
reciprocamente, uns para os outros. E veja: SEMPRE O FAZEMOS EM MOMENTOS
DIVERSOS, UNS DOS OUTROS!

        OU SEJA, ESTAMOS SEMPRE, NA VERDADE, TOTALMENTE SOZINHOS EM NOSSAS PRÓPRIAS
CASAS! AINDA QUE ESTEJAMOS "CONECTADOS" EM UMA ESPÉCIE DE "BECO VIRTUAL E
ERMO", "PICHADO" COM UMA "PLURALIDADE DE MONÓLOGOS" (QUE DE COMUM TÊM APENAS
O MESMO ASSUNTO), ESTAMOS BEM DISTANTE, UNS DOS OUTROS. MAIS LONGE, AINDA,
DE SERMOS UM GRUPO REALMENTE COESO, DE MILITÂNCIA SUPRA-PARTIDÁRIA!

        Convenhamos, nossa 'união' ainda é p'ra lá de sofrível!

        Falta-nos, portanto, o que tem de sobra lá no lado de lá: OR-GA-NI-ZA-ÇÃO.
E não estou falando de nosso fórum. Estou é falando das forças políticas de
oposição, contra esta turma encastelada no poder desde a morte de Getúlio
Vargas.

        Para mim, GETÚLIO foi o único Estadista, abaixo do Hemisfério Sul, que
realmente se preocupou com seu povo. Pelo menos, foi o único que, por esta
causa, morreu de verdade! NEM ISSO FHC TEM A HOMBRIDADE DE FAZER. MAS SE "A
CHAPA DELE ESQUENTAR", TAL COMO OS CORVOS DA UDN FIZERAM COM GETÚLIO, É
CAPAZ ATÉ DE O "APAGAREM", SÓ PARA INCRIMINAREM O LULA, BEM NA VÉSPERA DAS
ELEIÇÕES DE 2002...

        Nestes quinhentos anos, nossas elites conservacionistas sempre formaram
pseudolíderes populares. Os mesmos que hoje são escancaradamente financiados
pelas bancas (de cá e de lá) e pelas multinacionais, e que, pelos tais,
sempre nos expoliam por meio destes "entreguistas" (como bem descreve o
velho Brizola). Como povos indefesos e negligentes que sempre fomos, abrimos
mão das nossas riquezas, de nossa honra e de nosso orgulho. Sucumbimos
diante de uma horda de corruptos, malditos, poderosos e insaciáveis. E pior
ainda: VOTAMOS NELES!

        De Getúlio para cá, não houve nenhuma outra tentativa SÉRIA de se criar um
Estado REALMENTE NOVO, que seja:

1) Politicamente Democrático, de Fato e de Direito;
2) Economicamente justo; e, PRINCIPALMENTE:
3) SOCIALMENTE DESENVOLVIDO. (E NÃO O CONTRÁRIO!)

        Mas, infelizmente, alterou-se a ORDEM destes fatores, em prol de um
PROGRESSO QUE NUNCA CHEGA À CAMADA SOCIALMENTE MAIS POBRE E DESAMPARADA DE
NOSSO POVO; E FICAMOS ENTÃO COMO UMA NAÇÃO PARTIDA, COM ARES DE UM
QUASE-PAÍS:

1) Politicamente autocrático, de fato e de direito;
2) Economicamente injusto; e, principalmente:
3) SOCIALMENTE MISERÁVEL.

        QUEM SOMOS NÓS, HOJE, PARA DERROTARMOS TAMANHO LEVIATÃ, CAPAZ DE SE IMPOR
ATÉ MESMO CONTRA NAÇÕES BEM MAIS SOBERANAS E DESENVOLVIDAS QUE ESTE NOSSO
QUASE-PAÍS?

        Somos é o começo de uma luta bem maior. E ela só está começando. Para
lutá-la, só há uma forma: entrar no território do inimigo. Enfrentá-lo
cara-a-cara. Mas com estratégia, e contando apenas com uma fé: a mais
inabalável incorruptibilidade nas nossas almas, não importando qual religião
ou credo ela professe (desde que liberta de qualquer intolerância atávica).

        É assim que eu vou lutar, daqui para a frente. E essa luta, levarei para o
resto de minha vida. Até o fim.

        GIL.