Olá,
No encontro pessoal que tivemos durante o Seminário do Voto-e , em
Brasília, eu, o benjamin, o Del Picchia e o Pedro Rezende, consideramos que
precisa incluir mais um item às nossas críticas e sugestões ao sistema
eleitoral brasileiro.
Trata-se de dificuldade (na verdade, impossibilidade prática) dos partidos
procederem a totalização paralela por que o TSE divulga o resultado final
das eleições sem divulgar as parcelas (resultado de cada seção) de forma
digital que possa ser utilizada para uma confer|ência completa.

Assim, foram incluidas a denuncia desta falha atual e a solução proposta no
resumo (lista didática) que está em:
    www/votoseguro.org/indice.htm#resumo

O texto agora ficou assim:

PRINCIPAIS DEFEITOS DO SISTEMA ELEITORAL INFORMATIZADO BRASILEIRO ATUAL
As urnas eletrônicas não permitem recontagem nem qualquer conferência dos
resultados.
Pode ser fraudado por meio de programação e apresentar resultados
diferentes dos votos colhidos.
O TSE mantém secreta a maior parte dos programas, inclusive a parte feita
pela ABIN.
A digitação do número do Título Eleitoral na urna possibilita a
identificação do voto por programas fraudulentos (violação do voto secreto).
Os partidos não conseguem fazer a conferência da Totalização dos Votos
(totalização paralela), por falta de tempo, de recursos físicos e de
condições técnicas.
SOLUÇÕES PROPOSTAS PARA MINIMIZAR OS RISCOS DE FRAUDE
Impressão paralela do voto pela própria urna, conferido pelo eleitor e
recolhido automaticamente para contra-prova, sem qualquer contato manual.
Recontagem dos votos impressos em 3% das urnas, escolhidas após encerrada a
votação e emitidos os boletins de urna.
Abertura completa dos programas e sistemas da urna, antes das eleições, e
meios efetivos de auditoria das urnas, antes e depois da votação.
Desvinculação entre a identificação do eleitor e a votação, eliminando
qualquer digitação que identifique o eleitor na própria urna.
Apresentação dos resultados de cada seção eleitoral (BUs) em meio digital,
na Internet, por exemplo, de forma a permitir uma conferência da
totalização eficiente e completa.
OBSERVAÇÕES
·       Os painéis do Senado e da Câmara sofrem das mesmas fragilidades das
urnas eletrônicas.
·       Corremos o risco da criação de uma dinastia de governantes
fraudadores, sem meios legais para contestá-los.
·       O TSE resiste aos aperfeiçoamentos no sistema de votação.

[ ]s
     Eng.  Amilcar Brunazo Filho - Santos, SP
     EU QUERO VER MEU VOTO !
     moderador do Fórum do Voto Eletrônico
             www.votoseguro.org
     moderador do Movimento em Defesa da Língua Portuguesa
             www.novomilenio.inf.br/idioma

             "Eu não sei se o TSE frauda as eleições com a
              urna eletrônica, nem se ele deixa fraudar, mas
              de uma coisa eu tenho absoluta certeza: ele
              não deixa investigar de jeito nenhum"  - PGSA.