Grande Leamartine, recebi em texto. Mas o nosso Sergio Salgado já
resolveu o problema. Maravilha!!!!! Em tempo real.

http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=4761&id_noticia=321
Title: PETROS VERDADE

Bannerlandia
Bannerlandia

Capa | A crítica e a resposta | A enquete da semana | Anapar | Caso Enron | DESMIGRAÇÃO JÁ | Econômicas | Eleições PETROS | Fundos de pensão | Generalidades | Humor | Jurídicas | Lista de discussão | Migrar jamais | Opinião | Outras publicações | Páginas policiais | Páginas políticas | Petrobrás | Plano Petros | Previdência | Primeira Mão | Privatização - tô fora | Processos jurídicos | Rapidinhas | Seu recado | Trabalho é cultura

Brizola x jobim

Jobim descarta o afastamento da Abin do processo eleitoral

Nélson Jobim criticou o presidente do PDT, Leonel Brizola, que questiona a votação eletrônica. "Ele (Brizola) está com a cabeça voltada para 1960", afirmou o presidente do TSE. "O problema básico com estes personagens é que eles desejam voltar ao sistema da votação a bico de pena. Chamam isso de voto vivo. É claro que o governador Brizola não deseja fazer fraude. Mas voltar ao voto vivo é o maior atraso que nós teríamos dentro do sistema nacional de votação", completou.

Jobim ironizou a proposta de Brizola de pedir ao ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter que seja observador na eleição deste ano. "O TSE não tem nenhuma restrição. Aliás, ele virá aqui para aprender. Porque, dos americanos, nós não temos nada para aprender. Eles é que têm para aprender", disse.

Exmo. Sr. Ministro Presidente do Tribunal Superior Eleitoral

Sr. Nélson Jobim

Deparei-me hoje, estarrecido, com uma agressão verbal contra mim, atribuída pela imprensa a V. Exa., na qual se me acusa de estar "com a cabeça nos anos 60" por preocupar-me com a lisura do processo eleitoral. A ser verdade tal fato, lamento que alguém, de quem se espera o equilíbrio e a prudência de um altíssimo magistrado, justamente aquele que vai presidir eleições presidenciais, comporte-se de maneira incompatível com estas funções.

Em primeiro lugar, permita lembrar a V. Exa. Que meus princípios de dignidade e preocupação com a verdade eleitoral não são apenas dos anos 60. Desde muito jovem, nos anos 40, enquanto eu viver os pratico e os praticarei. Dizer que eu desejo "voltar ao sistema de votação do bico de pena", Sr. Ministro, é coisas que V. Exa. Sabe não apenas ser falso como uma agressão grosseira
e inqualificável. Aliás, foi o Trabalhismo de Vargas, ao qual sempre me filiei, quem extinguiu esta vergonha do voto aberto e criou a Justiça Eleitoral que V. Exa. Preside.

Os fraudadores, hoje, deve saber o senhor Ministro, atuam por métodos muito mais sofisticados que aqueles dos coronéis do interior. É na informática, nos computadores, que se situam os maiores perigos de fraude. O caso "Proconsult", a frustrada fraude que
enfrentei há 20 anos, no Rio de Janeiro, foi tramado e executado não a bico de pena, mas em programas e códigos de computador. As suspeitas a que me refiro, as partilham renomados professores da área de informática e de engenharia, aliás à qual, por formação, encontro-me afeito como não estaria fosse eu bacharel em Direito, como V. Exa..

O que o senhor chama de "voto vivo" é apenas e tão somente o voto verdadeiro: material, físico,
contável e recontável. Não o voto virtual das urnas que o senhor defende como se fossem confiáveis por decreto, onde o eleitor tem um voto que desaparece, esvai-se e que se, por qualquer razão, for excluído do resultado, ninguém, nem mesmo os juízes eleitorais, saberá
ou poderá provar. O voto impresso - em impressoras, Sr. Ministro, e não escritos a bicos-de-pena - são uma exigência da lei que V. Exa.. Tanto combateu no Congresso e que, por sua decisão, vai ser adotado em menos de 5% das urnas nacionais. Este "voto-vivo", Dr. Jobim, existe em todos os países democráticos e desenvolvidos.

Também é a lei, senhor Ministro, que diz que todos os programas usados na eleição devem ser públicos. Vê-lo defender - mesmo contra o parecer da Unicamp - a existência de programas secretos, gerados e aplicados pelo órgão sucedâneo do SNI - esta ABIN e seu Cepesc - é algo que ofende não apenas a sua sabida e inegável inteligência, mas que lança, para muitos, numa área de sombria incompreensão os motivos que o levam a fazê-lo.

V. Exa. sabe que sempre teve, de minha parte, uma postura de confiança e de cooperação para com o TSE. É da tradição de meus mais de 50 anos de vida pública respeitar e auxiliar a Justiça Eleitoral. Nunca o agredi pessoalmente em minhas declarações como faz V. Exa., lamentavelmente. A reação de meu partido a todo este manto de obscuridade que as urnas contém é a de pedir, sempre, mais clareza e transparência.

É, portanto, natural que os nossos serviços jurídicos estejam, diante de sua atitude, estudando como enfrentar, dentro da Lei e do Direito, atitudes que nos parecem incompatíveis com a isenção, zelo e equilíbrio da nobilíssima função que é presidir o TSE, mais ainda quando ocorre a infeliz circunstância de que esta atividade vem a ser exercida por alguém que chegou a esta altíssima investidura pela via da indicação política, carregando consigo vínculos de intimidades pessoais com candidatos e governantes.

O Brasil tem o direito de esperar que esta função seja exercida com respeito, com decoro e com a imparcialidade que dignificam a Justiça e fazem acatada a sua Magistratura.

Atenciosamente,

Leonel Brizola
Presidente Nacional do PDT

Mais notícias sobre Atualidades no caderno A crítica e a resposta

2002-05-25 - Opção desnecessária - editorial e resposta
2002-04-17 - Previ gastou R$ 40 milhões em negócio de R$ 3 milhões
2002-01-29 - A resposta recebida por Erni Stein
2002-01-25 - A resposta dada por Erni Stein do Paraná

Busca em
311 Notícias

[...]

Expediente

Responder a