Tarcísio, que aula brilhante esta sua !
Um queijo suíço é imagem perfeita para nosso processo eleitoral: furos para todo lado.!

Após ter lido seu texto e pela sua própria didática colocação das etapas, surpreendí-me com a possibilidade de estarmos, qual modernos Quixotes, brigando contra moinhos de vento errados...

Especificamente a sua terceira questão técnica, suscitou-me uma análise mais aprofundada das possibilidades.

O ponto central que a mim se destacou é que antes de tudo, antes dos hardwares, firmwares, softwares de base e aplicativos que você menciona, antes disso tudo já existe um ponto fraco que compromete inteiramente tudo que lhe é subsequente:
o prosaico cadastramento, como vimos...

Só em Camaçari 20.000 eleitores falsos, talvez 50.000, quantos no Brasil todo ?
E onde estão ?? E como achá-los ???

Se a fraude no cadastramento se mostrou tão simples, porque pensamos que eles irão se dar o trabalho de fraudar tão complicadamente as urnas ?
E para quê, se já estão com o que precisam, ou seja, com todos os falsos eleitores necessários e suficientes para seus desígnios ???

E nós, procurando agulhas no palheiros da programação, certificação digital, criptografia etc. e deixando a porta do cadastramento arrombada desse jeito ?

O resto do processo eleitoral, quero dizer fora o cadastramento, nos é trazido à luz como sendo a parte importante e nos batemos há muito tempo contra as fraudes nesse resto.

Pois isso não poderia estar sendo uma gigantesca  isca  para distrair-nos da simplérrima fraude pretendida e executada sem qualquer alarde, qual seja,

um cadastramento feito como eles querem e determinam, mas não checado, não acompanhado, não confirmado, não conferido, não contestado, apoiado discretamente pela não impressão dos votos ?

Pois que esse tipo de fraude, por atacado, no cadastramento, também seria coibido com a impressão de todos os votos.
Razão eventual da recusa do TSE em aceitá-la.

Uma ou outra pessoa, mesmo assim, ainda poderia fraudar votando manualmente dobrado, triplicado e, talvez, ninguém percebesse.
Mas 20.000 eleitores fraudados numa seção ou zona seria perceptível !
Seriam detectados com a impressão dos votos, inapelavelmente.

Afinal, o voto seria impresso ainda em presença do eleitor.
E não creio que ficaria muito bem, após o término das eleições ou mesmo nos intervalos entre os votantes, as urnas continuarem imprimindo votos automaticamente...
Seria muito esquisito !
20% de fraude no universo votante, garantidamente, dá a vitória a quem quiserem...
"Apenas" 23 milhões de votos válidos e disponíveis para as emergências eleitorais !

Só para constar, FH foi anunciado (não eleito) com 36 milhões de votos...

Abraços
Cordioli