Jefferson, também torço pelo Brasil. Mas me incomoda, profundamente,
quando vejo todo esse trabalho de levar a extremos a paixao do
brasileiro pelo futebol. Me enoja. O que nao está dito nisto tudo é o
que o patriotismo do brasileiro - relegado ao esquecimento pela midia -
tem hora e data para ser exaltado - junho de quatro em quatro anos, em
copas do mundo. Fora disto, em outras copetiçoes esportivas aqui e ali.
A mesma midia que coloca nas alturas o verde e o amarelo quando está em
jogo algum titulo esportivo, mascara, ignora, desconversa - quando
crimes de lesa patria são cometidos contra o Brasil, contra o amarelo de
nossas riquezas e o verde de nossas matas. Como a privatizaçao da Vale
do Rio Doce ou do sistema Telebras, a destruiçao passo-a-passo do
sistema Petrobras, ou ainda através de "licitaçoes" da ANP para entregar
nosso petroleo aas multinacionais norte-americanas, ou é claro, a fraude
que ocorrerah nas proximas eleiçoes atraves das urnas eletronicas. Isto
é que é duro, grande Jefferson. Nao torço contra o Brasil, mas sem
dúvida alguma essa canalha encastelada em Brasília vai ganhar pelo menos
mais um mes, manipulando a midia, para desviar a atençao dos brasileiros
das eleiçoes de outubro - quando realmente serao definidos os destinos
do Brasil. Vao exaltar o futebol (que nao tem nada com isto, é apenas
esporte e paixao) para que o povo esqueça a miseria do dia-a-dia, o
entreguismo, a safadeza com que conduzem o país, e prinicpalmente
esqueça as eleiçoes que estão aí, a menos de quatro meses. Os romanos
falavam em pão e circo. Em Brasília e em Washington eles sabem que o
futebol é um maravilhoso instrumento de alienaçao. E a Globo está aí,
para transformar a alienaçao em realidade - e ainda exaltando o
jornalismo investigativo... Nao precisamos torcer contra o Brasil, acho
que isto vai contra o sentimento de nosso povo Mas precisamos denunciar
a manipulaçao do povo brasileiro sempre que pudermos. Grande abraço para
todos.

Jefferson Abreu gravada: