Amigos,
 
              Caso a impressão dos votos NÃO SEJA FEITA na quantidade de urnas estipulada pelo TSE, 5%, vejo aí uma NULIDADE DA ELEIÇÃO, por contrariar a lei eleitoral vigente.
 
              Em todo caso, como ninguém (inclusive os candidatos!) está querendo requerer nem a suspeição do JoAbin, por manifesta amizade e participação no processo eleitoral como consultor do PMDB, e há por aí advogados especialistas em Direito Eleitoral, já consultados por alguns dos nossos amigos, quero crer que tudo ficará como antes, no quartel de Abrantes...
 
              Fiquem em Paz.
 
              Carlos Tebecherani Haddad
 
P.S. Eu havia prometido ficar quietinho, mas está difícil manter a boca calada, ou os dedos inertes, sem digitar nada...
 
 
----- Original Message -----
Sent: Sunday, July 14, 2002 6:17 PM
Subject: [VotoEletronico] Re: [VotoEletronico] Urnas Eletrônicas: seguras contra o quê ?

O pior cego é o que não quer ver.
 
Segundo um ditado americano,
 
Quando eu vejo um bicho com pé de pato, pena de pato, bico de pato e grasnando igual a pato eu tenho que acreditar que é um pato.
 
Versão de Brizola,
 
Quando eu vejo um bicho com rabo de jacaré, couro de jacaré, boca de jacaré e nadando igual a jacaré eu tenho que acreditar que é um jacaré.
----- Original Message -----
Sent: Sunday, July 14, 2002 9:36 AM
Subject: [VotoEletronico] Urnas Eletrônicas: seguras contra o quê ?

Prezado Cid Benjamin,

Li com muita preocupação, na edicão deste domingo, representantes técnicos do PT,
em especial Artur Obino Neto, assessor do Dep Jorge Bittar, tomarem a defesa
de falhas incontestáveis do sistema eleitoral informatizado, e que vem sendo objeto de
crescente preocupação da sociedade.

Por sua extrema relevância, o assunto está a merecer uma cobertura ampla e que
permita, queira Deus, corrigir as graves falhas a tempo ainda das próximas eleições de outubro.

Reproduzo a seguir um dos blocos da entrevista, com meus comentários:

Para Obino, críticas não se sustentam
O engenheiro petista Artur Obino Neto rebateu as principais objeções ao sistema de votação eletrônica implantado pelo TSE. Elas são:

1. As urnas não permitiriam recontagem.

Segundo Obino, 50 mil urnas (1/6 do total) terão um mecanismo de impressão do voto, que poderá ser conferido visualmente pelo eleitor e ficará depositado numa urna fechada, permitindo a contagem manual posteriormente em caso de dúvida.

Verdade: O TSE prometeu fazer a impressão não em 50.000 mas em 23.000 urnas, cerca de 5% do total, já havendo notícias porém de que talvez não venha a fazê-lo por atraso na fabricação.
               Além disto, a impressão precisaria ser feita em todas as urnas, pois caso contrário a imensa maioria das seções operará sem permitir a recontagem, que seria requisito indispensável em qualquer processo eleitoral, e que nunca poderia ter sido suprimida.

2. O resultado da votação nas urnas eletrônicas poderia ser fraudado por meio da programação.

Obino diz que técnicos dos partidos tiveram acesso aos programas e poderão acompanhar sua implantação nas urnas, que na ocasião deverão estar zeradas.

Os programas não são mostrados em sua totalidade, tornando o risco tecnicamente possível.
Além disto não existe mecanismo de verificação na cerimônia de carga, nem em cada seção eleitoral no dia da eleição se o programa implantado é aquele que ainda ue parcialmente foi exibido aos partidos.
Como a votação é inauditável pela falta da impressão, caso esta brecha seja utilizada, ou mesmo se houver algum tipo de erro, o processo não permite detectar nada, fazendo com que eventual fraude passe despercebida.

3. O TSE estaria mantendo secreta a maior parte dos programas utilizados.

Obino diz que isso não é verdade e só ocorre no caso do programa de criptografia para a transmissão dos dados de cada urna, antes da totalização - o que seria justificável. Mas lembra que, mesmo aí, os partidos terão documentados os resultados antes da transmissão e poderão conferir se eles chegam ao destino intactos.

Uma vez que não há a impressão dos votos, é possível que programas não abertos aos partidos mas presentes na urna (como o programa de criptografia, mas tambem rotinas do sistema operacional preparado para o TSE) possam alterar os resultados da votação na seção, antes mesmo da impressão do Boletim de Urna (BU). Além disto se os BUs são públicos, não precisariam ser transmitidos de forma criptografada, bastando que fosse certficada a sua autenticidade e identidade com o que foi gerado na urna.
Há ainda outra grave deficiência que é a não disponibilidade dos BUs em formato eletrônico (idealmente no site do TSE/TREs) para conferência contra os BUs impressos, e da totalização.

4. A digitação do número do título eleitoral na urna permitiria identificar como votou cada eleitor.

Obino nega a possibilidade e diz que a Unicamp chegou à mesma conclusão.

Não se pode garantir isto só com base nos programas examinados.
E como não há garantias de que os programas carregados serão este que foi examinado, esta certeza não tem qualquer base. O mecanismo recomendado para garantir de forma absoluta que não há quebra do sigilo, mesmo sem conhecer o programa que está carregado na urna, é eliminar a digitação do número do título na própria urna, o que jamais poderia ter sido permitido.

(C.B.)


O assunto é de extrema relevância, e sugiro mesmo que se tente organizar uma mesa redonda para que democraticamente possamos aclarar esta questão.
De minha estou disponivel, assim como outros membros do movimento cívico que vem lutando pelo resgate da segurança da verdade eleitoral no sistema informatizado do TSE, reunidos em www.votoseguro.org


Benjamin Azevedo
Engenheiro IME/RJ
______________________________________________________________ O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas. __________________________________________________ Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico http://www.votoseguro.org __________________________________________________

Responder a