From: "Roger Chadel" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Wednesday, August 14, 2002 3:27 PM
Subject: [VotoEletronico] Pequisas eleitorais

<[EMAIL PROTECTED]> escreveu :

> [...]
senador José Eduardo Dutra (PT-SE) que
> prevê o enquadramento legal de diretores de institutos de pesquisa de
opinião que fraudarem resultados ou
> repassarem informações falsas à Justiça Eleitoral. O relator, o senador
Pedro Simon (PMDB-RS), é pela aprovação
> da matéria, que estabelece como punições pena de detenção, pagamento de
multa e até cassação do registro
> da empresa.
>
> Muitas vezes li nesta lista e em outras informações nada abonadoras sobre
a confiabilidade das pesquisas
> eleitorais. Muitas vezes perguntei-me até que ponto as empresas de opinião
pública podem modificar os
> resultados.
>
> Minha cunhada (Iara Matheus) foi, até pouco tempo, dona do Instituto
Gallup, como franqueada da sua
> congênere americana. Perguntei-lhe qual é a verdade sobre essas denúncias.
Ela foi categórica: uma empresa
> de pesquisa de opinião cresce em função de sua reputação: os acertos
contam pontos positivos, na mesma
> medida em que os erros contam pontos negativos. Todas, portanto, procuram
o máximo de acerto. Para se ter
> uma idéia, o Carrefour, que é cliente do Gallup, toda vez que quer abrir
uma loja, manda fazer uma pesquisa
> para saber quantos clientes ele pode esperar. O resultado foi sempre muito
preciso. E isso funciona com todos
> [...]
partidos e muitos candidatos
> encomendam pesquisas, para ter uma boa medida de como estão indo, e o que
precisam fazer para
> eventualmente reverter as tendências. Por isso ela não acredita que algum
desses institutos se sujeite a
> modificar os números para favorecer um ou outro candidato: seria sua
morte.

> Entretanto, o que acontece muito, é que os números, sozinhos, não mostram
muita coisa, e precisam ser
> acompanhados da metodologia e da publicação do universo pesquisado. E
muitos candidatos divulgam apenas
> parte das pesquisas, o que pode distorcer a análise final. Foi por causa
disso que o Gallup americano, que
> comprou da minha cunhada o Gallup brasileiro, decidiu não entrar no
mercado de pesquisas eleitorais no Brasil.