A respeito de [VotoEletronico] PERGUNTAS PARA QUESTIONÁRIO,
em 2/9/2002, 21:13, Amilcar Brunazo Filho escreveu:

ABF> A primeira pergunta que me ocorre é:
ABF>     - Voce confia na urna eletrônica?
ABF> para tentar medir o grau desta confiança.
ABF> Outra pergunta seria:
ABF>      - Voce conseguiu votar de maneira satisfatória ou teve dificuldades?
ABF>        (esta pergunta só vale se a pesquisa mantiver o entrevistado anônimo)

Ontem estive no banco. Como é de praxe, por ser o primeiro dia útil do
mês, a fila era quilométrica. E nesses casos acabam surgindo muitos
comentários sobre a ineficiência dos bancos, o absurdo que é ter tão
poucos caixas, etc. Mas algumas observações feitas ali me chamaram a
atenção:

1. As pessoas se queixam que, cada vez mais, os bancos estão
substituindo caixas "humanos" por eletrônicos, operados pelo próprio
usuário.

2. Por mais populares que estes caixas estejam ficando, ainda há uma
parcela considerável dos usuários que não gostam ou não sabem
operá-los. Pelo que pude observar, trata-se de mais de 60%.

3. Poucos usuários - menos de 10% - dominam o manejo das máquinas.

4. Muitos usuários ainda têm a sensação de que estão sendo enganados
pelas máquinas, ou no mínimo desconfiam delas.

5. O melhor comentário que eu ouvi foi de um senhor que estava na
minha frente que, irritado com aquela demora toda, reclamou: "o
sujeito não sabe nem consultar seu saldo no banco e vai usar uma
máquina semelhante a esta para escolher nosso presidente!".

--
Grande abraço,

Roger Chadel

--------

    ////
|   /    |  Você tem certeza de que seu voto vai para seu candidato?
|--------|  www.votoseguro.org

--------

Extraido de minha coleção de taglines:
As mulheres perdidas são as mais procuradas (Para-choque de caminhão)

 /"\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \