Entrepapo

  Sérgio Rosa, especialista em urnas eletrônicas, fala sobre a possibilidade de fraude. Realizado no dia 19/09/2002, às 15h.
 (15:01:51) Sérgio Rosa: entra na sala...

 (15:02:26)Lucasfala paraSérgio Rosa: Quem tem acesso aos programas que rodam nas urnas? É só a Abin e o TSE? Os representantes dos partidos também têm?

 (15:06:45)Pfcunhafala paraSérgio Rosa: Gostaria de perguntar ao especialista Sergio Rosa se há sistemas semelhantes para uso em eleições no mundo

 (15:08:59)Marianafala paraSérgio Rosa : Por que só agora está se falando sobre possibilidade de fraude? Nas eleições anteriores nunca se falou... O risco é maior agora?

 (15:14:30)Baiana feliz fala paraSérgio Rosa : Meu computador "dá pau" o tempo todo, por exemplo. E se isso acontece na eleição? Os votos são perdidos? A eleição é impugnada?

 (15:18:25)Claudiofala paraSérgio Rosa : Sergio, li o relatório da UNICAMP sobre as urnas... É possível fraudar sim, os fontes não foram todos disponibilizados e o sistema de auditoria está gravado nos flash-cards o que é errado.

 (15:21:28)Evandrofala paraSérgio Rosa: Existe uma possibilidade do programa transferir votos inválidos para algum canditado dentro do fonte do programa?

 (15:24:41)Tedyfala paraSérgio Rosa : Qual a tecnologia usada no software da urna? Na proxima licitação uma nova empresa pode mudar tudo e tornar o que era seguro/vulnerável/seguro ?

 (15:27:21) S. Rosa : Mariana, o risco é maior, sem dúvida. E vai ser cada vez maior. O fraudador que era manual agora é eletrônico. E quanto mais conhecido o sistema, mais fácil de fraudar. Estamos nos protegendo dos fraudadores de agora e do futuro.

 (15:27:50) Sergio : pf cunha, o grande paradigma de segirança no mundo são os Estados Unidos que tiveram problemas nas eleiçoes na Flórida. OBarsil foi o primeiro país a fazer cartão telefônico inteligente, o Brasil sabe fazer urna eletrônica também!!!

 (15:29:04) Sergio : Baiana Feliz, computador da paui o tempo todo, pra tudo que dá pau tem que ter a contingencia. se der pau na urna tem que parar e usar o papel

 (15:29:42) Sergio Rosa: entra na sala...

 (15:30:21) S. Rosa: Claudio, a auditoria da Unicamp foi muito bem feita e foi feita pela urna. Dada uma entrada avalia-se a saída.

 (15:30:39)Evandrofala paraSergio Rosa: Existe uma possibilidade do programa transferir votos inválidos para algum canditado dentro do fonte do programa?

 (15:31:07)Hugopergunta paraSérgio Rosa : Sérgio, como pode as urnas serem tão bem protegidas se hoje em dia se invade sistemas considerados de segurança máxima como NASA, PENTÁGONO, BANCOS etc. Sendo assim como acreditar nas urnas eletrônicas?

 (15:31:43)henrique fala paraSérgio Rosa: quem garante que os códigos fontes que os partidos têm acesso serão os executáveis que estarão rodando nas urnas ?

 (15:32:17)quicofala paraSérgio Rosa : voce nao acha que se a ABIN tem o controle da chave das urnas e ela sendo subordinada ao governo não poderá haver fraude a favor de Serra?

 (15:32:30)Danielfala paraSérgio Rosa: As urnas ficam online ou algo do tipo? Seria possível alguém hackea-lá via Internet ou elas nem usam rede alguma?

 (15:35:10) Sergio: Evandro, o programa que tá indo hoje não tem erro, tá lacrado esta fazendo o voto certo...

 (15:36:24)Tedyfala paraSérgio Rosa : O FBI depois de 11/9 recomenda o uso de softwares de código fonte aberto como forma dos sistemas sendo conhecidos possam ser auditados pelos usuários. A liberação do código da urna, publicamente, poderia ser uma arma a favor da democracia?

 (15:36:58)clemilson fala paraSergio Rosa: os votos sao digitados em ordem cronologia, existe a possibilidade de "descobrir" essa ordem

 (15:37:01) S. Rosa : Hugo, todo o sistema é fraudável. Não tem sistema seguro, 100% à prova de fraude. Mas a urna não é ligada à internet, então se tiver fraude é pelo teclado. Para fraudar de longe teria que ter muito dinheiro pra fraudar apenas 1 urna e só 1 não vale a pena.

 (15:37:49) Sergio: henrique, garantia não há. mas nós temos 97% de chance de descobrir se houve fraude.

 (15:38:23)robertofala paraSergio Rosa : boa tarde... estou entrando só agora...o que o sr tem a falar sobre o caso das urnas encontradas em Brasilia??? Já programadas com o nome do Serra...

 (15:40:30) S. Rosa : quico, se a Abin fizer isso é burrice porque vão pegar. A gente conta os votos antes de transmitir e depois que chegam no tribunal. A Abin cuida exatamente do processo de transmissão então seria burra de fraudar aí.

 (15:41:20) Sergio : Daniel, Os Crakers são os o que invadem para destruir e , não os Hackers, mas eles não poderão pq as urnas não estarão online.

 (15:42:12)Gil Rezende fala paraSergio Rosa : Alô, eu sou Gil, quero saber quem pode me dizer se a urna realmente pode sofrer recontagem nos votos um por um, já que eles não sâo impressos!

 (15:42:23) S. Rosa : Tedy, não sabia dessa decisão do FBI. Nós defendemos o código aberto. Agora temos que ver outros aspectos. A montagem de um código fechado é feita por várias equipes que não se comunicam, o que aumenta a segurança. Então não é só o código aberto que é bom, não.

 (15:42:32)pcffala paraSergio Rosa : um promotor de Justiça do Estado do Piauí , Dr. Cláudio Bastos, encontrou erro no programa "Run-In", isso pode significar uma fraude?

 (15:44:05)Claudiofala paraSergio Rosa : O presidente da Módulo, Fernando Nery já declarou uma vez seu apoio ao governo. A Módulo é a responsável pelo sistema de segurança

 (15:44:25) Sergio : Roberto, é proibido usar a urna eletronica para simulação, que foi o que aconteceu. mas não teve nada a ver com o sistema de apuração.

 (15:45:27) S. Rosa : Gil Rezende, tudo pra garantir a segurança deve ser feito. Mas mais importante que o voto impresso é a auditoria. O que é impresso também é fraudável, não é imprimir que garante.

 (15:46:03) Sergio: pcf, eu não sei que programa é esse, mas um rero num programa não necessariamente é uma fraude.

 (15:46:50)Evandropergunta paraSergio Rosa: Como o mesário digita o título, existe a possibilidade do voto não ser tão secreto e ser identificado o voto e o votante?

 (15:48:44) S. Rosa : Claudio, tem uma questão profissional que tem que ser respeitada. Se o Lula tiver um problema do coração, a gente não vai proibir ele de se tratar com o Jatene. A Módulo é uma empresa de qualidade mas também não estamos dando carta branca, não. A Módulo vai ser auditada também.

 (15:49:04) Sergio: Evandro, o sistema não identifica, mas poderia identificar, mas daí seria a fraude.

 (15:54:21) Selecionador UOL: O UOL News agradece a participação de todos no Entrepapo sobre fraude e urnas eletrônicas

___________
___________)          VOTE 1201
______)           Benjamin Azevedo
_____)           www.VotaBrasil.com
____)           Dep Federal  1 2 0 1




Responder a