Title: Em branco
Quinta-feira, 03/10/2002 - 22h14m

EUA vão acompanhar as eleições em todas as capitais

BRASÍLIA - Por determinação do governo americano, funcionários da embaixada e dos consulados acompanharão a eleição em todas as capitais do Brasil. Os Estados Unidos querem conhecer o sistema de votação eletrônica, tendo em vista os problemas de contagem de votos em cédulas na eleição de George W. Bush, em 2000.

Os funcionários também farão um levantamento do clima da eleição, com enfoque para os candidatos, os temas regionais em debate e o comportamento dos eleitores nas ruas.

Segundo a embaixada, não serão enviados observadores ao Brasil. A União Européia também não enviará observadores, por considerar que o processo eleitoral brasileiro é democrático e transparente, segundo um integrante da delegação européia no país. O acompanhamento será feito pelos delegados em Brasília.

A convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 70 representantes de 37 países e de três organismos internacionais - Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização das Nações Unidas (ONU) e Centro de Assessoria e Promoção Eleitoral do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (Capel) - chegam nesta sexta-feira a Brasília. Os convidados serão distribuídos por nove cidades.

Segundo o TSE, o objetivo é mostrar a transparência do processo eleitoral. Além disso, os estrangeiros poderão levar informações sobre a possibilidade de aplicação do sistema brasileiro de votação, que este ano será totalmente informatizado. As despesas ficarão a cargo de cada país.

Estarão em Brasília os representantes da OEA, da ONU, da Capel, de El Salvador, de Santa Lúcia e do Paraguai. Irão para Belém os de Angola, África do Sul, Argentina e Bolívia. Os convidados de Cabo Verde, Chile, Colômbia e Porto Rico vão para Belo Horizonte e os dos Estados Unidos, do Timor Leste, da Indonésia e da Jamaica ficarão em Curitiba.

Vão para Campo Grande os de Honduras, Espanha, Índia e Guatemala e para Porto Alegre os do Uruguai, do Equador, do México e da Venezuela. Os de Moçambique, Panamá, Rússia, Japão e Nicarágua ficarão em Florianópolis. Os de São Tomé e Príncipe, Itália, Guiné Bissau e Turquia irão para Manaus e os de Portugal, Peru, República Dominicana, Costa Rica e Canadá, para João Pessoa.

Eliane Oliveira, jornal O Globo


 


---
Outgoing mail is certified Virus Free.
Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
Version: 6.0.391 / Virus Database: 222 - Release Date: 19/9/2002

Reply via email to