Gente, o listeiro Paulo Mora, professor da Escola Politécnica de Paris,
panfletou todos os brasileiros que foram votar na Embaixada do Brasil,
em Paris. Repasso para voces a mensagem que ele enviou. Grande abraço
para todos.

Assunto: Panfletagem no exterior (Paris)

  Pessoal, escrevo essa para relatar a panfletagem que fizemos no
domingo em frente à embaixada brasileira na França, em Paris. Esse ano
todos os brasileiros residentes na França votam na embaixada em Paris
(antes havia uma urna também em Lyon). São ~1600 pessoas inscritas,
sendo que apenas umas 1000 vieram mesmo votar (as outras provavelmente
moram longe, não se interessam, etc). Rodamos (eu e minha esposa) 600
exemplares do nosso "panfleto padrão" disponível na página Web, em
formato A5 frente e verso, em cor amarela. E lá fomos, chegando por
volta das 10h00. A votação começava às 9h00 mas quase ninguém iria estar

lá muito cedo num domingo. Entrei, votei e esperimentei a arapuca para
ver como ela é. Minha esposa não estava na lista e não pôde votar.
Optamos por não criar caso dentro da embaixada (se recusar a votar e
etc) para não atrapalhar a panfletagem depois.

  Daí fomos para a porta da embaixada e começamos a panfletar, ficamos
alí das 10h00 às 16h00 e acabaram os nossos panfletos. Por sorte bem na
hora em que caiu um tremendo pé d'água, de maneira que seria impossível
continuar a panfletar mesmo se ainda tivessemos material.

  Sobre o contato com o público, o bom é que dava tempo para discutir
calmamente com as pessoas. Para muitos é a ocasião de ver brasileiros e
falar mal (ou bem...) do país. Além disso dizíamos de cara que não era
propaganda eleitoral e daí as pessoas olhavam e se interessavam. Com
isso deu para perceber que a maioria das pessoas estavam sensibilizadas
ao problema. Nos cumprimentavam pela iniciativa e prometiam acessar o
site do Forum para obter mais informações. Uma pequena minoria
(literalmente 2 ou 3 pessoas) manifestou, ao contrário, confiança total
na urna eletrônica repudiando os nossos argumentos.

  Fora esse contato fácil com os eleitores, esse tipo de ação no
exterior tem algumas outras vantagens. Por exemplo, acabei dando duas
entrevistas! Uma entrevista à uma reporter free-lance da Reuters, Bia
Barbosa, outra para a rádio RFI (Radio-France Internacional), numa
emissão desta rádio em Português. A jornalista da RFI (Letícia Constant)

aliás fez um ótimo trabalho, inclusive ilustrando a matéria com
depoimentos de eleitores que confirmavam todas as nossas dúvidas. A
reportagem foi ao ar, com parte da minha entrevista.

  Quanto ao consulado e justiça eleitoral, o único problema que tivemos
foi um pedido gentil de não panfletarmos bem em frente à embaixada, mas
a alguns metros de distância para evitar impugnar a urna. Coisa curiosa,

de vez enquando saia um da embaixada e nos pedia uma ou duas cópias do
panfleto. Numa feita era uma mulher com o crachá da Justiça eleitoral
que me pediu uma cópia, deve ser para anexar nos arquivos.

  Então, meus amigos, creio que essa ação foi bastante positiva e acho
que poderíamos relançar a mesma em outras embaixadas brasileras mundo
afora. Será que na lista não tem gente disponível para isso? Nós podemos

dar um pulo a Londres se não houver ninguém por lá (não vale à pena
repetir a mesma coisa aqui, serão as mesmas pessoas). Mas fica a idéia
que funcionou bem, bochichando aqui as chances de ecoar aí são grandes.
Além disso esse pessoal que está no exterior muitas vezes é capaz de
formar opiniões.

  Pessoal que está no exterior e que quer mais detalhes, favor me
escrever diretamente usando o endereço [EMAIL PROTECTED]

  Vai um grande abraço, a luta continua!

  Paulo.