Assunto: Re: ENC: O erro na contagem / quais as providências
          Data: Wed, 09 Oct 2002 06:07:40 -0300
          De:  Osvaldo Maneschy
          Para: Evandro Oliveira

    Referências:
               1 , 2 , 3

Evandro Oliveira gravada:

> Companheiros(as) e Maneschy,
>
> Janio de Freitas é um dos ultimos guardiaes dessa midia
>
> Na minha opiniao ele somente transcreveu num Orgao da grande midia
> todo aquele sentimento que VOCE mesmo declarou ter em relacao aos
> seus colegas de profissao.

Evandro, eu estava lá no TRE-RJ - também fiscalizando como o Amilcar, só
que do
lado de fora naquele momento  - e só vi que o telão tinha parado, não
soube por
que. E vi chegar tambem, naquela hora em que as coisas estavam meio
paradas -
ninguem explicou nada, nenhum de nos sabia exatamente o que estava
acontecendo -
chegar um camburão da polícia federal de onde saltaram vários policiais
armados
de AR-15 e metralhadoras que ficaram ostensivamente parados na porta do
TRE -
onde já haviam vários policiais militares e guardas municipais -
encarando a
multidão.

Naquele momento nao entendi nada, não percebi que nada de errado
estivesse
acontecendo. Sabia apenas que o telão estava parado. Também nao sei se a
tal
subtraçao de votos do Lula foi antes do telão parar. Agora juntando as
coisas,
acho que deve ter sido. O tempo exato deles acertarem a besteira que
tinham feito
- imagino eu - saber onde erraram para a subtraçao dos votos do Lula nao
aparecer
mais diante do país inteiro ligado no "showzinho" da TV - para eles
continuarem a
sua tarefa de impedir que o Lula ganhasse a eleiçao no primeiro turno.
Com a
segurança de que o roubo não ia aparecer mais na tevê, para o país
inteiro.

Naquele momento, diante daqueles basbaqueras armados encarando a gente,
apenas
brinquei com uns caras do PT, ligados a um candidato chamado André
alguma coisa
que estavam ao meu lado: "pelo jeito os homis tão com medo". E não dei
maior
importancia, continuei circulando por ali, até porque enquanto o Amilcar

estivesse lá dentro - como fiscal de totalizaçao credenciado pela Frente

Trabalhista - eu nao podia entrar porque era o seu suplente. Regra do
TRE, na
porta. A mesma credencial que servia para o Amilcar, servia para mim. Ou
um ou
outro lá dentro, é claro que dei preferencia para o Amilcar ficar lá
dentro -
tentando, tentando, e não conseguindo chegar no local onde era feita a
totalizaçao que tínhamos que fiscalizar.

Aliás, Evandro, um detalhe importante para voce ficar sabendo - já que
pelo jeito
o pessoal do PT começou a finalmente se mexer. Não tinha um fiscal que
fosse do
PT dentro do TRE a partir da meia noite. Ninguém! Benedita saiu do
segundo turno
entre duas e meia da manhã e de manhã (nao sei a hora exata em que
anunciaram a
vitoria da Rosinha em primeiro turno) e nao tinha ninguem do PT lá.
Soube disso
pelos cabos eleitorais do candidato André (Correa?) que estavam do lado
de fora,
putos com aquela situaçao. Não seria o caso de voce, como petista,
cobrar
internamente este fato? Por que o Arthur Obino e Sergio Rosa, os
proceres do PT
do Rio de Janeiro, que falam maravilhas da urna eletronica - nao terem
nem se
apresentado como fiscais no TRE. O PT do Rio só credenciou um cara, que
nao
anotei o nome, como fiscal de totalizaçao. Soube disso do lado de fora,
no
gargarejo com o pessoal ligado a candidatos do PT, que estavam putos com
esta
situaçao. Com toda razáo.

Conversei um pouco com eles e quando constatei aquilo - acredite - fiz
um
discurso inflamado para eles. Uns seis petistas que nao sei o nome e nem
me
lembro de suas faces. Amigo, esculachei o seu PT pelo fato de nao ter um
fiscal
lá dentro. Esculhambei pelo fato do PT  nao fiscalizar o processo
eleitoral como
um todo, absolutamente na emoçao. Acho que falei uns cinco minutos,
grosso, com
os caras. Cobrei a posiçao do Casagrande no TSE, acho que falei do Obino
e - isso
eu me lembro - te citei como o único petista sério que conhecia,
preocupado com a
lisura do processo eleitoral. Enfim, esculachei. Eles me ouviram sem
dizer um ai
sequer, um deles chegou mesmo a anotar o endereço da www.votoseguro.org,
outro
disse que ia correr atrás na direçao do PT do Rio, queria saber direito
o que
estava acontecendo. Eles devem ter me achado um maluco.

Amigo Evandro, agora, escrevendo isto, vejo que realmente dei uma de
maluco. E
isto tudo  no momento em que o telão estava parado e ninguém sabia
porque. Depois
que ele  recomeçou a funcionar, a atençao se voltou de novo para ele - e
eu fui
em um botequim do lado do TRE comer alguma coisa - eram quase meia noite
e o dia
inteiro só tinha comido um bigbob - na longa espera para que o Amilcar
saísse lá
de dentro, para que pudesse entrar de novo.

Não sabia desta historia de que no telão - que eu me recusava sequer a
olhar,
porque era showzinho para ingles ver - pintou essa subtraçao que o Janio

descreveu. Concordo com voce sobre a perspicácia do momento de Janio de
Freitas.
Artigo maravilhoso, muito diferente do que vi meus colegas fazerem lá na
sala de
imprensa armada pelo TRE-RJ. Janio fez jornalismo. Aquela turma lá
dentro, fez
espetáculo.

E eu, lá na porta do TRE, sem poder fiscalizar nada - desopilei o meu
fígado.
Espero que o petista que disse que ia tomar providencias junto a direçao
do PT do
Rio, tome mesmo. E espero que o PT fique esperto porque o segundo turno
está aí.
Se aqui no Rio de Janeiro foi assim - a gente náo pode nem passar na
porta de
onde era feita a totalizaçao - imagina como vai ser aí em Brasília, dia
27  a
partir ds 17 horas.

Se  bobear, o Nelson Jobim vai botar um tanque na porta da sala onde
estão os
computadores da totalizaçao do segundo turno da eleiçao presidencial.
Como na
música do Chico Buarque de Hollanda - o jeito vai ser chamar o ladrão.