---------- Forwarded Message -----------
From: "Osvaldo Maneschy" <[EMAIL PROTECTED]>
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Thu, 24 Oct 2002 18:09:39 -0200
Subject: Re: [RPraxis] Lula e Porto Alegre, segundo jornal francês

> Sobre Porto Alegre:)
>
> Le Figaro, n° 18090
> Lundi 7 octobre 2002, p. 2 INTERNATIONAL Thierry OBERLE
>
> (...) Porto Alegre dans le Rio Grande do Sul. Le bastion « pétiste »
> du Sud est (...) considéré comme la cité idéale par les théoriciens
> européens de l'antimondialisation. A Porto Alegre les habitants
> définissent directement par quartier leurs besoins en transports en
> commun, équipements de santé et enlèvement des ordures ménagères. A
> Porto Alegre se réunit chaque année le forum social mondial, le
> [...]

Amigos do PT:

Na minha suspeita opiniao de brizolista, está tudo armado para fraudarem as
eleiçoes de governador no Rio Grande do Sul. É estratégicamente fundamental
para a direita derrotar o PT no RS - como eles fizeram conosco, do PDT, aqui
no Rio de Janeiro - nesta eleição. Aqui valeu tudo contra o PDT e o Brizola,
o candidato mais viável de todos para se eleger para o Senado - era
unanimimente o segundo voto de todos, mas Brizola perdeu.

Terminou em sexto lugar - abaixo de figuras absolutamente inexpressivas
politicamente como Sergio Cabral, um politico desqualificado e prócer da nova
direita; bispo Crivella, sobrinho do "bispo" de triste figura, Edir Macedo,
da Igreja Universal do Reino de Deus; de Arthur da Tavola, um eterno preposto
de Roberto Marinho que vinha exercendo nos últimos tempos o papelão de ser
o "líder" de FHC no Senado; o desconhecido vereador Edson Santos, do PT,
recém adentrado na política; e o "bispo", nem sei de que "igreja", Manoel
Pinheiro - que ninguém, mas ninguém mesmo, conhece no Rio de Janeiro. Pois
todas estas tristes figuras chegaram na frente de Leonel Brizola na eleiçao
para o Senado - como Enéas ficou na frente dele, no Rio de Janeiro, nas
eleicóes presidenciais de 1994. A direita, quando quer, além de fdp é cruel.

Aqui no Rio de Janeiro, as urnas eletronicas e o atual sistema eleitoral
totalmente informatizado - do cadastro à toalização - fizeram isto. Tenham
certeza, amigos, que o mesmo - na minha suspeita opinião - pode acontecer aí
no Rio Grande do Sul. É mais fácil fraudar uma eleiçao hoje - com a ajuda
de "pesquisas" eleitorais fajutas e mídia absolutamente comprometida e
parcial - com as urnas eletronicas, do que se possa imaginar. Quem estiver
interessado em saber detalhes, dê uma olhada no site www.votoseguro.org.

A fraude é possível em vários níveis. A mais simples d todas é com a ajuda de
mesários, de presidentes de seçoes e funcionários terceirizados que até hoje
ninguém sabe quem são, que manipulam fisicamente as urnas eletronicas. A
fraude mais fácil de todas, nas urnas eletronicas, é o mesário e o presidente
de secçao votarem por todos os eleitores. Como? Basta ter acesso físico a
urna e aos documentos que a acompanham, especialmente a folha de votaçao. Com
as duas coisas, é possível disponibiliza-la  para o voto, votando no lugar do
eleitor, se nao houver fiscalizaçao em cima. Por isso a presença do fiscal é
tudo na eleiçao.

Mas há as fraudes mais graves e de atacado. Quando há conivencia da justiça
eleitoral com as coisas erradas, na medida em que ela tudo faz para tornar o
processo opaco, sem transparencia, infernizando a vida dos fiscais de
partido. Se voce topar com um sujeito com crachá do TRE arrogante, petulante,
nojento, tenha certeza - ele está usando o argumento da autoridade na falta
da razão para as questões que o fiscal estiver apresentando. Nao brigue, nao
discuta, nao dê margem para que o hitlerzinho de plantao convoque a polícia
para prende-lo. Mas comunique, imediatamente, aos delegados e advogados de
seu partido o que está acontecendo. Provavelmente esse sujeito está armando
alguma, tipo trocar o disquete da urna no final da votaçao, sumir com BU, ou
coisa parecida. É impossível fraudar a vontade do eleitorado. 'Mas é
possível, tenham certeza, manipular esta vontade - agindo com desonestidade e
ao arrepio da lei.

Coisas absurdas aconteceram aqui no rio de Janeiro, como filas com centenas
de eleitores serem dispensadas na porta das secçoes eleitorais, juízes
determinarem, por ofício, que boletins de urna nao fossem entregues aos
fiscais de partido; como o fato de milhares de eleitores chegarem para votar
e não conseguirem - porque alguem já tinha votado no lugar deles. Gente, é
impressionante o que a má fé e a maldade humana são capazes.

Infelizmente acho que tudo isto que estou falando vai acontecer no Rio Grande
do Sul. E em vários outros estados brasileiros. Aí no Rio Grande, é
fundamental derrotar o PT e tudo o que a esquerda representa. E o PT,
companheiros, está absolutamente despreparado para isto - na minha opinião,
daí estar pagando esse mico de ensinar missa a padre. Mas o PT, companheiros,
nao esqueçam, em outubro do ano passado, por exemplo, votou na sua eleiçao
interna - em todo o Brasil - usando urnas eletronicas. Um absurdo na minha
opinião, que sai panflentando postos de votaçao do PT, aqui no Rio, com a
ajuda de outros companheiros do PDT, questionando esta bobeira do PT. É por
isto, companheiros, que se bobearem, dançarão. Os caras, me parece, já se
conformaram com a derrota para Lula. Mas aí no Sul, nao bobeiem, eles vão
atacar a vontade eleitoral dos gaúchos. Para desmoralizar o PT e a esquerda.

É fundamental que os fiscais do PT e de todos os partidos saibam na ponta da
língua os direitos do fiscal. É fundamental que saibam que precisam chegar as
sete da manha nas respectivas seçoes onde vao trabalhar, para acompanhar o
ligamento da urna e emissao da zeresima; é fundamental que tenham
conhecimento de que exigir o boletim de urna é um direito dos partidos
políticos, pois só com este documento será possível contestar resultados
irreais que porventura venham a ser apresentados; é fundamental que saibam
que cabe a eles, fiscalis, caso constatem qualquer irregularidade, tipo um
eleitor chegar para votar e já terem votado no lugar dele, impugnar aquela
secçao. É só fazer a petiçao, entregar ao presidente da mesa, e este
consignar em ata. É fudamental que isto ocorra. Se algum presidente de secçao
pedir que o fiscal assine uma ata sem le-la, nao assine. A zeresima tem que
ter a assinatura de todos os mesarios e mais a dos fiscais.

É fundamental que tudo o que for irregular ser consignado na ata da seçao
eleitoral, ao final do dia. Se o presidente de mesa nao quiser consignar,
tenha certeza, alguma coisa está muito errada. É fundamental, em todo o
processo de fiscalizaçao, contato permanente com os advogados do partido. Tem
que constar em ata, para ter valor, a impugnaçao apresentada pela
fiscalizaçao partidária, caso elas ocorram.

É fundamental que os que estiverem acompanhando os resultados pela internet,
através do programa Divinet disponibilizado no site do tse (www.tse.gov.br),
seja impresso para que depois sirva de subsídio para os advogados do partido,
em caso de necessidade de impugnaçao da propria eleiçao. É fundamental que os
fiscais nao se intimidem caso um ambiente policialesco se crie em torno das
secçoes eleitorais, por conta dos funcionários do tre. Os BUs tem que ser
emitidos ao final da votaçao, na frente de todo mundo. E é preciso
recolhe-lo na secçao, ele é o documento mais importante da votaçao. O ideal é
o fiscal, com base na lei, apresentar petiçao pedindo o BU no início dos
trabalhos, as sete da manha, para que nao haja problemas no final do dia.
Peticáo com base na lei, os advogados do partido precisam dar o modelo. É
fundamental que haja um fiscal para cada urna e de olho bem aberto. Esta
histoira de que a votaçao eletornica é 100 por cento segura é uma balela, é
uma mentira de marqueteiro vigarista, para enganar trouxas. A urna facilitou,
e muito, as fraudes - sejam elas no varejo, na seçao eleitoral, ou no
atacado - já que o TSE nao permite que os programas sejam, efetivamente,
vistoriados. Quem tiver tempo, dá um pulinho o Observatorio da Impresna
(www.observatoriodaimprensa.com.br) e dar uma lida em um artiguete que
escrevi, mes passado, sobre este assunto.

Fiscalizar é um direito dos partidos, mas é fundamental que os fiscais saibam
exatamente como proceder em caso de irregularidade. Se uma urna der defeito,
uma outra deverá ser trazida até a secçao eleitoral e só ser removido, de uma
urna para outra, o flash card externo - o que fica atrás da urna; para que a
votaçao prossiga. Se na hora de emitir o boletim de urna, no final do dia,
houver problema - é importante que o fiscal saiba que exsite um disquete
extrator de dados, que deverá ser usado para se pegar o resultado da urna
que, osteriormente, deverá ser impresso normalmente, ficando uma cópia do BU
com os partidos políticos.

Os partidos tem direito a copia do BU. Sáo apenas dois candidatos, nao há
porque os presidentes de secçao se negarem a fornecer o BU, que é um direito
consignado em lei, pelo código eleitoral. É importante que saibam que o BU é
o unico documento realmente valido, para posteriores reclamaçoes. Terminada a
eleiçao, é obrigaçao do TRE fornecer aos partidos o resultado dela em dados,
para bater resultado em dados com os fornecidos pelo BU.

Enfim, gente, olho vivo. Porque, como diria o velho Ibrahim Sued, cavalo nao
desce escada. Aí no Sul, acho, está tudo armado. A vontade eleitoral do povo
gaúcho precisa se respeitada e daqui do Rio de Janeiro, de longe, estarei
torcendo para que tudo de certo para voces.

Olho vivo e boa sorte para todos. Sinceramente.

*****

Visite a pagina www.votoseguro.org