Nem sempre é uma ação fraudulenta. É mais comum que parece o fato de
mesários recortarem, por engano, o comprovante do eleitor acima ou abaixo
daquele que está votando. É bom lembrar que na lista, em ordem alfabética,
há muitas pessoas com nomes parecidos, tais como: Maria de tal e Maria de
qual.

Para ser uma ação fraudulenta (ao mesmo tempo segura):
- os mesários deveriam estar combinados, o que não seria muito difícil;
- os mesários deveriam ter conhecimento dos possíveis ausentes, ou até dos
eleitores fantasmas;
- algum eleitor precisaria dirigir-se à urna para votar pelo ausente.

Este tipo de fraude teria um pequeno impacto no resultado eleitoral global.

Numa eleição caracterizada pelas filas permanentes, como a do primeiro turno
deste ano, seria pouco eficaz este tipo de fraude.

Muito mais prático seria os interessados na fraude terem conhecimento dos
eleitores fantasmas, serem os proprietários dos seus títulos eleitorais,
contratarem "eleitores" e pagarem por comprovante de voto apresentado.

Um tipo de fraude que envolveria mesários com maior impacto seria, por
exemplo, a troca do boletim de urna. Neste caso, os mesários fariam o
possível e o impossível para não entregar BU algum, seja a fiscais
partidários, seja afixando-o à parede. Para efetuar este tipo de fraude, às
vezes, basta o envolvimento do presidente da secção eleitoral.