Gil Carlos Vieira de Rezende wrote:

Benjamin, acho mais importante a conferência, voto por voto, pelos
mesários. Tudo na presença dos fiscais e eleitores daquela seção,
Eh complicado mobilizar e controlar o pessoal necessario a aapurar e fiscalizar.
Acho que estamos bem com a apuracao eletronica, desde que ela esteja subordinada a
impressao. Com isto, tem-se rapidez e comodidade, ao mesmo tempo em que se cria
um razoavel impedimento a fraude computacional, pois teria que ser aocmpanhada
de complicada e quase inviavel substituicao de votos impressos.

em uma
solenidade pública e aberta. PRINCIPALMENTE, COM UMA URNA PARA CADA CARGO, E
COM VOTO MATERIALIZADO. De preferência:
1) USANDO-SE OS VOLANTES E A LEITURA ÓTICA DAS LOJAS LOTÉRICAS COMO SUPORTE
ELEITORAL E PLEBISCITÁRIO;

As maquinas da loteria seriam uma otima alternativa para as nossa urnas bissextas.
Ha diversas sugestoes nesta linha, que so nao prosperam mais pois as urnas ja estao ai.
Quando porem comecarmos a verificar o custo de manutencao e atualizacao deste
parque de urnas, certamente vai se ver que o custo total do sistema atual eh muito mais alto.

2) COM ARRECADAÇÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO DIRETO, ANTES DAS CAMPANHAS
POLÍTICAS, PELO ELEITOR, MEDIANTE TAXA DE CADASTAMENTO PRÉ-ELEITORAL, ONDE
CADA ELEITOR INDICARIA ANTES O POLÍTICO, O PARTIDO E/OU O DIRETÓRIO
BENEFICIÁRIO DE SUA CONTRIBUIÇÃO (COM A TAXA OBRIGATÓRIA DE, NO MÍNIMO, UM
REAL). A taxa seria arrecadada também nessas lotéricas, com isenção ou
subsídio para os mais pobres. A filiação obrigatória também seria uma opção,
permanecendo junto com o voto obrigatório (opinião minha, fique bem claro).

Cobrar do eleitor explicitamente nao me parece algo muito recomendavel.
No caso de adocao deste sistema, a verba deve vir da arrecadacao normal
e nao como taxa de voto.
Esta questao do financiamento publico eh bastante controversa,
e o principal problema talvez seja que sera dificil coibir outros gastos.
Talvez se devesse limitar seriamente os gastos, com diminuicao do periodo
de propaganda "gratuita" e os tipos de outros gastos permitidos.

3) COM PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DISCRIMINADOS SEÇÃO POR SEÇÃO, CARGO POR
CARGO, ESTADO POR ESTADO, NA INTERNET.

Isto eh essencial, e o TSE so o fez quase uma semana depois,
e somente entregando aos partidos um cd com arquivo txt
cuja consukta tem que ser montada pelo interessado.
O certo seria ter consulta via site do tse/tre dos bus de qq secao,
para efetiva fiscalizacao.

Benjamin