Olá Pessoal,

A pendenga aqui da Paraíba já provoca discursos e reuniões em Brasília. Proxima semana o Governador/candidato que impetrou ação no TRE, vai ao STJ e TSE apresentar recursos.
 
Hebert

http://www.correiodaparaiba.com.br

Petista pede peritos da Unicamp

     O deputado federal Avenzoar Arruda (PT) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, na manhã de ontem para relatar a denúncia de violação nas urnas eletrônicas e suspeita de fraude nas eleições da Paraíba e pedir que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determine uma auditoria idônea nos equipamentos eletrônicos usados no segundo turno no Estado, sugerindo que a investigação seja feita por peritos da Unicamp (Universidade de Campinas/SP – os mesmos que constataram a violação do painel de votação do Senado, fato que resultou na renúncia (para evitar a cassação) do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL).

     O parlamentar petista fez questão de ressaltar que “a fraude eletrônica não está caracterizada”, mas advertiu que as suspeitas levantadas pela auditoria contratada pela coligação Pra Frente ao professor Severino Paiva são graves e que oferecem uma oportunidade ímpar para a Justiça Eleitoral brasileira esclarecer de uma vez por todas se as urnas eletrônicas podem ou não ser manipuladas.

     Em seu discurso, o deputado Avenzoar Arruda, além de relatar os detalhes da denúncia protocolada pela coligação liderada pelo PMDB e apresentar aos parlamentares federais os dados da auditoria do professor Severino Paiva, que constatou o manuseio indevido em dias e horários diferentes, inclusive durante a madrugada, de praticamente todas as urnas de Campina Grande e de mais outras 20 cidades, observou que a investigação requerida pela coligação não pode ser feita pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, uma vez que o órgão é parte integrante no processo.

     “O TRE não pode se fiscalizar e a gravidade das suspeitas sugerem uma auditoria idônea”, disse Avenzoar, defendendo a convocação de peritos da Unicamp para examinarem as urnas eletrônicas paraibanas.

Fraude moderna

     Para Avenzoar, nenhum hipótese de fraude pode ser descartada em um regime democrático. Segundo ele, ao contrário, todas as denúncias devem ser investigadas. O parlamentar petista lembrou que, antes, os políticos da velha elite brasileira engendraram meios de fraudar a votação manual e não é descartável a possibilidade de que os velhos esquemas tenham se modernizado para fraudar as eleições eletrônicas.

     No entendimento do deputado Avenzoar Arruda os indícios de fraude são muito fortes e o TRE/PB tem que, no mínimo, dar explicações convincentes sobre a manipulação das urnas sem fiscalização dos partidos, quem as manipulou e com quais objetivos.

     As suspeitas levantadas em torno das eleições na Paraíba, segundo Avenzoar, além de deixar o TRE em situação difícil, também retiram a legitimidade do governador eleito, Cássio Cunha Lima, o que o obriga a apoiar a realização de uma auditoria idônea sob pena de ter um mandato suspeito.

 

 

Reply via email to