=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Roriz ataca "Acampamento da Cidadania pela Verdade Eleitoral"
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Especial para o Boletim Eletrônico [PSTU]
Romeu Sierra.
 
Na madrugada do dia 13 de Novembro de 2002, o "Acampamento da Cidadania pela Verdade Eleitoral" sofreu um ataque físico perpetrado por defensores do suposto vencedor das últimas eleições ao governo do DF (GDF), o coronel populista de direita e assassino Joaquim Roriz. Há quatro companheiros feridos, um no hospital, uma menina com testa cortada e 15 pontos e dois outros companheiros com mais 45 pontos de sutura no rosto e no corpo!
 
Pra quem não sabe o que está acontecendo, eu esclareço. Como vocês já devem saber, a definição do 2o. turno das eleições foi marcada por uma grande polarização entro o candidato a reeleição do PMDB, Joaquim Roriz e o candidato do PT, Geraldo Magela. O resultado da eleição foi uma apertadíssima vitória de Roriz com aproximadamente 50% e uns quebrados enquanto Magela do PT obteve 49% e uns quebrados. A eleição só foi definida mesmo depois de 97% das urnas apuradas.
 
Mas tão logo terminou a apuração, começaram a chover denúncias de uma possível fraude eleitoral. Diversas são as evidências disso. Eleitores chegaram pra votar e encontraram seus nomes na lista de votação já preenchidos por outras pessoas que assinaram e votaram por eles.
 
A Polícia Civil se portou como fiscal da candidatura Roriz, tendo muitos políciais civis vestindo a camisa da candidatura e, portanto armas e algemas dentro das seções eleitorais. Fiscalizaram com um extremo rigor nunca visto as bocas de urnas do PT, visando impedir e intimidar até os eleitores do PT e fizeram vistas grossas para a boca de urna dos rorizistas. Como já foi mostrado até na Rede Globo, houve um esquema de pagamento de policiais civis por fora, feito por membros da campanha rorizista com este objetivo.
 
Impressoras de 2 urnas eletrônicas foram achadas num ponto de ônibus com os votos impressos.
 
A PM, que supostamente tem muitos simpatizantes do PT, foi aquartelada e, na prática, impedida de votar.
 
O Correio Brasiliense, único jornal burguês que fazia oposição a Roriz foi primeiro censurado e impedido de mostrar as provas de que Roriz e membros de seus governo estão envolvidos em grilagem de terras publicas e atualmente Roriz já conseguiu assumir o controle deste jornal, pressionando os sócios proprietários do CB.
 
Houve compra de votos descaradamente na periferia e no Entorno do DF (região formada por municípios dos estados de Goiás e Minas Gerais que circundam o DF) com distribuições de camisas de Roriz que tinham dentro notas de R$ 50,00.
 
Houve transporte até gratuito de eleitores do Entorno que votam em Brasília feita por motoristas do transporte alternativo, que tiveram a promessa de Roriz de terem abertas mais linhas para sua atuação graças a total destruição da TCB (Tranportes Coletivos Brasília), única empresa de transporte público estatal do DF e que será agora totalmente aniquilada por Roriz.
 
Também houve diversos casos de agressões a boqueiros petistas que foram que a Polícia Civil registrar queixas que foram recusadas pelos próprios policiais civis.
 
Nada disso foi levado em conta pelo TRE-DF, que validou o resultado da eleição, dando a vitória a Roriz.
 
Diante de tudo isso, um grupo de aproximadamente 15 jovens, a maioria estudantes petistas da UnB (Universidade de Brasília) resolveram acampar em frente ao TRE-DF, visando protestar contra o descaso do tribunal diante de tantas denúncias e ao mesmo tempo chamar a atenção da sociedade para o problema. Este acampamento assumiu o nome de "Acampamento da Cidadania pela Verdade Eleitoral". Pois pretende ficar lá até que o TRE-DF julgue o processo que o candidato do PT colocou no tribunal, pedindo a recontagem dos votos.
 
Os jovens já estão acampados há 2 semanas e vêm recebendo o apoio indireto de uma parcela da população que está demonstrando sua aprovação do acampamento contribuindo com comida, água e dinheiro para o pessoal  se manter. Há pelo menos uma semana, um grupo de rorizistas com corpo de fisiculturistas, também acampou ao lado do Acampamento da Cidadania, dizendo estarem lá para defenderem o direito adquirido de seu governador de governar o DF. Mas na verdade, o acampamento rorizista foi montado com o objetivo de intimidar o pessoal do acampamento da Cidadania. Os rorizistas acamparam com uma grande infra-estrutura. Eles dispõem de gerador, freezer, carros com sons potentes e que ficam ligados a noite inteira visando impedir que o pessoal do acampamento da Cidadania consiga dormir. Além disso, ficam xingando, gritando que iam queimar as barracas dos acampados, que iam agredi-los e que podiam até matá-los pois a Polícia Civil estava do lado deles, e nada iria acontecer com eles.
 
Hoje isto aconteceu. Não morreu ninguém ainda, mas se continuar assim, com certeza haverá mortes. Por isso tomo esta iniciativa de avisar a vocês, para que tomemos a defesa deste acampamento e seus integrantes como uma tarefa nacional e internacional. O que está acontecendo é um acirramento da luta de classes violentíssimo no DF.
 
Nós do PSTU caracterizamos que houve realmente fraude destas eleições no DF, apesar de que levantar provas delas esteja difícil. Roriz hoje assume um governo de forma totalmente ilegítima pois se houver uma rigorosa apuração dos fatos, com certeza Roriz ficaria impedido de assumir seu cargo. Mas agora temos uma ameaça maior. Roriz está conseguindo organizar o lumpesinato do DF em bandos, com todas as características dos bandos fascistas, com suas promessas de dar lote de terra para eles morarem, cestas básicas e agora gás de cozinha e mais R$ 100,00 de graça. Foi justamente um destes bandos que agrediu os acampados pela cidadania hoje.
 
Roriz está conseguindo se sair um populista pior até que Getúlio Vargas, pois este tinha a lógica do "quem tem ofício, tem beneficio", já Roriz inaugura a lógica do "quem tem  voto e faz cegamente o que eu mando, tem benefício". Ou seja, sequer um rorizista precisa mais trabalhar para ter seus benefícios. Só precisa fazer o que o Roriz determina. Já antes disso, pessoas que passavam com fitas ou bandeiras vermelhas em seus carros pela favela da Estrutural, um reduto rorizista, tinham seus carros atacados pelos rorizistas que tomavam as bandeiras a força e/ou quebravam partes dos carros. Um dos poucos que disseram que ia votar no PT dentro da Estrutural foi assassinado com 4 tiros pelas costas. E era pai de 4 filhos.
 
Escrevo-lhes tudo isto para afirmar que no DF é necessário hoje fazer um grande movimento político, a exemplo do que foi o Fora Collor,  que enfrente e vá até o impeachment de Roriz se for caso. E entendemos que o partido que mais tem condição de puxar este movimento aqui é o PT pois teve mais de 49% dos votos da eleição.
 
Mas hoje é preciso defender e ajudar o pessoal do acampamento. Uma das coisas que mais me assusta aqui é que o PT simplesmente desautorizou o acampamento. Logo que acampamento foi formado, o presidente do PT-DF foi correndo dizer a todos os meios de comunicação do DF que o acampamento não era organizado pelo PT. Isso é um absurdo, pois os líderes do acampamento eram um estudante petista independente, um estudante petista da Articulação de Esquerda, um estudante petista da Força Socialista e um estudante petista do CDR-I (Comitê de Defesa da Revolução Internacionalista- de orientação posadista). Será que o Presidente do PT-DF tem algum problema com a esquerda jovem do seu partido?
 
Sabemos que Magela foi chamado pelo próprio Zé Dirceu na casa que este ocupa aqui no DF para dar uma maneirada nas críticas que estava fazendo a Roriz e ao TRE que aqui já está sendo chamado de Tribunal Rorizista Eleitoreiro.
 
Sabemos também que esta ação de Dirceu tem a ver com o acordo que PT e o PMDB estão fazendo no Congresso Nacional para conseguirem maioria lá. Mas eu nunca pensei que a direção do PT chegasse a ponto de, para garantir seus trunfos parlamentares, abandonar seus companheiros diante do perigo que vivenciamos no DF. Não custa lembrar que Roriz é do PMDB. O mesmo PMBD que ocupava o cargo de vice-presidente a chapa do Serra a presidência da República. Qualquer acordo do PT com o PMDB ajuda a dar força a Roriz.
 
Nós do PSTU fomos contra a idéia do acampamento desde o início, pois sabemos que além das fraudes, há realmente base de apoio a Roriz não só no lumpesinato como também no próprio proletariado. Isso acontece por que o governo de Cristovam Buarque foi avaliado negativamente pela maioria da população do DF. Fazer um ato que clame por tirar atacar Roriz sem ter uma base social que lhe de suporte é uma temeridade. Além disso, a idéia original do acampamento, era fazer um acampamento pela Justiça Eleitoral. Entendemos que a "Justiça" eleitoral burguesa não precisa que a defendamos. Ela precisa é ser destruída como todas as demais instituições burguesas. Mas, desde esta 2a feira, quando ficamos sabendo das ameaças rorizistas, estamos participando das atividades do acampamento. Os partidos da Frente Popular aqui são os grandes ausentes. Somente militantes de base e até de igrejas estão dando força ao acampamento além de nós.
 
Por tudo isso escrevo para todos vocês. Sei que na Internet tem muitos petistas e peço a vocês que entrem em contato com a direção nacional e regional do PT para que ela se toque e comece a botar todos os aparatos que dirige a serviço desta luta. É importante que vocês, que são do PT, exijam dos diretórios nacional e regional que rompam todos os acordos com o PMDB, pois cada acordo com o PMDB fortalece Roriz, que pode ainda usar isso como forma de chantagear o PT. Por tudo isso, peço a todos que repassem essa mensagem para todos os contatos que tiverem.
 
Romeu Sierra.
 
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Depoimento de um dos apoiadores do acampamento:
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
 
Nós, que na madrugada de segunda-feira quase viramos mártires de nossa luta, pois por pouco não  fomos alvejadas por tiro no "Acampamento da Cidadania" em Brasília reiteramos em gênero, número e grau, a opinião externada pelo companheiro na carta acima.
 
A atitude de insensibilidade política do PT do DF (e dos demais partidos de oposição!) com o movimento popular e com a cidadania, que luta pela mobilização da sociedade da capital da décima economia do mundo contra o terrorismo de Estado, contra o "exercito do dinheiro roubado da cidadania", contra tudo o que é de mais retrógrado, degradado e degradante numa sociedade, é inadmissível! Tal atitude colocou em risco vidas, colocou em risco uma imagem de um partido que sempre foi de luta (até em suas bandeiras gravado), não foi participe da insurgência contra o terror, o medo, o calote eleitoral, o racismo, a improbidade administrativa, o abuso do poder economico e o uso  acintoso do aparato público para interesses privados e  pessoais. Omitiu-se o PT e as oposições preferindo a mera espera da decisão da interface legal sem denunciar publicamente a corrupção explicita do TRE/DF e seus membros, bem como as ocorrencias perpetradas contra a democracia, a lisura do processo eleitoral, enfim com a garantia à cidadania de que esta participara de uma ELEIÇÃO E NÃO DE UM LEILÃO, um quem tem mais leva ... onde todos os mecanismos de controle de um processo eleitoral ético foram desrespeitados.
 
Estas denuncias que deveriam pressionar o TRE e colocar ao publico o caráter de "vassalo do poder" seria potente mobilizador de corações e mentes pela luta contra a barbárie instalada no DF a muito tempo, tendo já se institucionalizada no Estado local.
 
Petistas e oposicionistas tem sido, não de agora pois na eleição estas práticas já tinham exercício pleno, foram humilhados, massacrados, violentados físicamente,  por uma "infantaria" financiada pelo Estado-candidato, houve humilhação de toda sorte, o povo mais carente foi jogado contra o povo que lhes era solidário na luta por uma sociedade mais justa, o populismo e o medo venceram até agora aqui, quando no Brasil hegemonicamente foi vitoriosa a esperanças e a cidadania, a ética!
 
Como trabalhador fico indignado ao ver meu partido prostrado e inoperante, sem saber como se luta e se busca a justiça a não ser pela legalidade do "ilegalismo", esperando que com um bom comportamento o carrasco erre o golpe do machado, tem prurido burgues de uma classe media de "cidadania de aparências" e não plena como por tantos anos lutamos ... Assim não denuncia este estado de coisas, este estado de caos que vivemos aqui no DF!
 
A candidatura de nosso partido não tinha em sua plataforma, uma alternativa para que o povo votasse em massa em nosso candidato, pasmem, não tinhamos uma proposta de política habitacional, principal problema para o povo do DF e o "pilar de sustentação" da candidatura da "quadrilha" adversária! Todo mundo sabia disso .... acho que muitos não acreditavam que íamos tão longe... e acredito que tenham consciência pesada de não termos lutado como deveríamos... ficamos devendo ao povo e a cidadania! Até quando... não sei... depende de nós... do Partido em sua instância nacional começar a se preocupar com suas bases... com os trabalhadores!
 
Saudações a todos os que lutam por um Partido dos Trabalhadores, um partido que é fermento da cidadania, facilitador da consciencia e da libertação dos escravos, libertador de todas as escravidões, inclusive as da burocracia partidária, o fisiologismo e personalismo que históricamente corroem as construções políticas da cidadania, dos trabalhadores!
 
Domingos José D'Amico
.


=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Este Boletim Eletrônico é publicado na Internet por Álvaro Frota.

Contribua com sua divulgação, reenviando-a aos seus contatos e enviando-me endereços eletrônicos de quem quiser receber o boletim!

Para assinar o boletim basta enviar um e-mail em branco para [EMAIL PROTECTED]

Para não mais receber o boletim, envie um e-mail em branco para [EMAIL PROTECTED] Mas atenção: o endereço do remetente deverá ser o mesmo que a está recebendo.

Qualquer problema, entre em contato: [EMAIL PROTECTED]

Visite o portal do PSTU em http://www.pstu.org.br
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Responder a