MELHOR TOCAR UM TANGO ARGENTINO...
 
 
Após ler e refletir sobre os textos enviados pelo voto-eletrônico, terminei por me lembrar amargamente da teoria freudiana. Não é tarefa das mais fáceis para nós, os humanos, seres viciados em teorizar e fantasiar, ter de encarar a verdade e a realidade que nos cerca. E como fantasiamos através das décadas. Fantasiamos a panacéia brasileira como consequência da instalação de um governo de esquerda e consequentemente de uma doutrina socialista. Fantasiamos e personalizamos este projeto na pessoa de Luís Carlos Prestes, João Goulart, Leonel Brizola, Lula. Há quem projetou suas fantasias da redenção brasileira na figura de Tancredo Neves..., e há ainda quem aposta seus desejos de felicidade em FHC, ACM, e outras siglas ( elas são infinitas e nos circundam como fogo em redor do escorpiào),  prova clara de que a fantasia é perigosamente doentia.
A minha última fantasia de um Brasil melhor, mais justo e fraterno estava personalizada na pessoa e no governo de Luís Inácio Lula da Silva. Estava, até ler e reler atenciosamente todos os textos dos diversos participantes da lista do voto-eletrônico. Senti-em uma espécie de Ícaro despencando das alturas direto ao chão frio e duro da realidade, sobretudo pelo fato dos textos e informações repassados pela lista do Voto-eletrônico serem coesos e fundamentados.
Desde então vivo perseguido pela realidade que não me deixa esquecer os nomes ANATEL, ANAEL, FHC, Gilmar não seis das contas, Ellen Gracie, Nelson Jobim, FMI, o Sivam e a amazônia... E as quadrilhas montadas com as rédeas do país em suas mãos, lucrando sempre com os juros, com o dólar, com a reforma da previdência, com a reforma tributária, com as falsicações, com os Celobars, com as contas d'água, de luz e telefone. Este panorama de coisas reais me impõe a certeza de que o governo Lula já fracassou e atraiçoou os milhões de sonhos depositados em um outra fábrica de fantasias chamada Urna eletrônica.
 
Mas quem conseguiria subverter este estado de coisas? O PT? Lula? Leonel Brizola? o PDT? o PSTU? Ciro Gomes?
Impossível não estar chocado em face deste meu despertar. Impossível não se curvar ao niilismo. Como, não? Que podemos nós  e nossos tênues doutores contra esta METÁSTASE chamada Brasil que a tudo e a todos devora na hora em que bem entender? Já sabemos que não há herói capaz de enfrentar bandidos tão poderosos. Como em nossa infância, joga quem o dono da bola desejar na hora em que ele desejar, da forma e na posição que ele desejar e pronto, o resto é fantasia. Escrever elaboradas críticas alivia mas não resolve. Se bem que a humanidade nunca resolveu nada mesmo, apenas dramatizou tudo. Pensar, se informar e refletir nos tranquiliza com a sensação de que sabemos o fio-da-meada, mas nos entanto não garante a descoberta de um caminho seguro.
 
O quê fazer? fantasiar outros heróis?  Melhor tocar um tango argentino.
 
 
Flávio de Sá

Responder a