Relatado pela Folha de Boa Vista
 
com um abraço de Marko Ajdaric
 
 
 

O I Treinamento do Programa Eleitor do Futuro ocorreu ontem, durante todo dia, e se estenderá até hoje, no auditório do Instituto Superior de Educação (ISE), na rua Sete de Setembro, no bairro Canarinho. O evento é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Participam magistrados, promotores e servidores da Justiça Eleitoral, além de professores e servidores da rede de ensino, operadores do direito da criança e do adolescente, como juízes, promotores, defensores, advogados e voluntários.

O objetivo da capacitação é estimular a cidadania e consciência de crianças e adolescente no processo eleitoral. Uma das palestras realizada na tarde de ontem foi: "O protagonismo Juvenil - A formação do jovem autônomo, solidário e competente", ministrada pela manhã pelo professor Antônio Carlos Gomes da Costa. Ele é consultor pedagógico do Instituto Superior Ayrton Senna.

À tarde, o tema abordado foi o "Relato da adaptação nacional para a realidade local", ministrada pela psicóloga e instrutora credenciada pelo CEDCAR (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Segundo o professor Antônio Carlos, o programa é uma passagem para qualificar e preparar eleitores do futuro. "Participar dos movimentos sociais diz respeito à participação democrática e da cidadania. Preparar os adolescentes para terem autonomia e escolher o caminho certo, educá-los para que tomem decisões fundamentais, levando em conta suas crenças, pontos de vista e interesse", disse.
Quem participa do treinamento pode apreciar as várias apresentações de grupos musicais, mobilização e dinâmicas. Hoje haverá apresentação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em forma de poesia.

As palestras a serem abordadas hoje terão a participação do juiz Jarbas Lacerda de Miranda, da Comarca de Caracaraí, com o tema "Vícios no processo eleitoral dia", do juiz Mozarildo Monteiro Cavalcante, da 5ª Vara Cível, que abordará a palestra "A interface dos programas Justiça Eleitoral Itinerante e Eleitor do Futuro", e também do juiz Luiz Fernando Mallet, 1ª Vara Cível e da 3ª Zona Eleitoral. Ele abordará o tema "Processo Eleitoral".

Para finalizar o evento, o palestrante Mário Volpi, da oficina de projetos do Unicef, abordará o tema "A participação da criança e adolescente - A Base da Cidadania".

Responder a