Calma, Lut. SPAM é só é considerado desta forma se: 1) for enviado
repetidamente às mesmas pessoas e, 2) o endereço do destinatário foi
obtido de modo ilícito. Em outras palavras, se você comprar uma lista
destas que são vendidas na Internet, você estará enviando mensagens a
pessoas que você não conhece cujo endereço pode ter sido obtido por
meio de violação de correspondência, e muito provavelmente em
duplicata. Aí sim você corre perigo do seu provedor acusá-lo de
spamming.

Por outro lado, alguns provedores estão extrapolando seus direitos
considerando SPAM qualquer mensagem enviada a mais de um determinado
número de destinatários.

A respeito de [VotoEletronico] Re: manifesto dos professores,