Prezado Dória
Seja benvindo

Realmente, sei que a profissão de jornalista honesto é duríssima. Se for ético e desejar bem informar, as dificuldades são enormes (aprendi observando meu primo, o Pedro Del Picchia, da Folha). Receba minha solidariedade e meu apoio, moral ao menos.

Quanto ao caso em pauta, como macacos velhos e gatos escaldados, para mim, e muitos dos nossos, não será nenhuma surpresa se se confimarem as fraudes denunciadas no Rio. Uma vez disse a um eleitor velhinho, no dia da eleição, que não acusávamos ninguém por ter feito algo, não tínhamos provas (difíceis de obter). Só dizia que a fraude e a identificação do voto eram tecnicamente possíveis de ocorrer e que precisávamos de salvaguardas. A resposta foi mais ou menos assim: "No Brasil, com essa classe governante, se algo de mal puder ser feito, já foi feito". Observo que o sistema tem que ser auditável, não necessariamente com papel impresso. Quem tiver solução melhor, com mesmo nível de fiscalização, que o apresente.

Eu estou como o velhinho. Sei que dá para fazer, e não é tão difícil. O TSE, que controla o sistema, não aceita críticas e mantém o sistema infiscalizável. Por orgulho, ou algo mais, desdenha de denúncias de vulnerabilidade e de sugestões para reduzir os riscos. A cúpula do PT sempre fez pouco de nossos alertas. Agora, no governo, age como aliada do TSE e comete ilegalidades (leia as denúncias do Amilcar) para aprovar atrabalhoadamente lei absurda sobre o voto-e, com informações falsas e com erro técnico. Pessoas técnicas do PT dão apoio à urna fraudável, inventam um teste paralelo que nada vale e enunciam probabilidades erradas. Juntando tudo isso, serei muito conspiratório se acreditar na veracidade das denúncias?

Faço votos para que algum patriota honesto que tenha informações, e tenha a coragem do motorista do caso Collor, denuncie o que sabe. Eu acredito em ponta do iceberg e que o pessoal pode até ser honestíssimo, mas a urna não é. E se puder ser feito...

Solicitaria que o senhor lesse nosso Manifesto, se já não o leu, assinasse o apoio se estiver de acordo (sua assinatura é importante) , e divulgasse o sítio e o manifesto, pedindo assinaturas. Precisamos conquistar a opinião pública. Penso que nós, que percebemos o perigo, temos o dever de alertar os milhares de iludidos pela tecnologia (posso falar, pois sou engenheiro eletrônico e ganhei a vida, honestamente, com a tecnologia). O Manifesto e a lista estão no sítio:

www.votoseguro.com/alertaprofessores

Um abraço

Walter Del Picchia -
Prof. Titular da Escola Politécnica da USP