Olá

Esta prática, inspirada em Maquiavel, Stalin e Goebels, de esconder do povo as notícias que o partido no governo não considera de seu interese (repare que não são notícias de segurança nacional), é pratica comum entre a cúpula do PT.
Eu já comentei aqui na lista aquele relatório do COPPE-UFRJ, sobre os programas de computador do sistema eleitoral no qual se revela a baixa qualidade técnica do sistema eleitoral de 2002, e que é mantido secreto pelo PT para não gerar "especulações indevidas" sobre a eleição do Lula.
Muitos petistas de coração nem sabem da existencia destes relatórios por que a sua cúpula os considera, e aos demais brasileiros, apenas como massa de manobra que deve ser mantida devidamente desinformada para não criar empecilhos ao seu "plano de poder" .
A Esperança venceu o medo... e morreu logo depois...


At 01:31 13/11/03 -0200, Jornal de Cascavel wrote:

12/11/03

Jornal de Hoje (Cascavel)

PT se fecha e proíbe divulgação de pesquisa

Fernando Maleski <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O coordenador da equipe de elaboração do plano de governo do PT para as eleições de 2004 em Cascavel, vereador Aderbal de Mello, disse que seu partido não divulgará ou deixará vazar mais nenhum número da pesquisa Ibope/PT.

A determinação proibindo que integrantes do partido comentem com jornalistas a pesquisa - que fora encomendada pelo diretório nacional para consumo interno - foi deliberada ontem, durante reunião do diretório regional do partido.

Os petistas consideraram perigoso e impróprio tornar públicas as informações. Temem que os números, que serviriam para avaliação do desempenho do governo Lula e as possibilidades eleitorais do PT, acabem sendo usados para especulações indevidas.

Na semana passada, a imprensa conseguiu alguns dados da pesquisa, que acabaram sendo divulgadas integralmente em Curitiba e parcialmente em Cascavel.

O PT de Cascavel avaliou como negativa a divulgação da pesquisa. O “puxão de orelhas” foi inevitável. “Não vamos divulgar o resultado da pesquisa, especialmente os números da preferência eleitoral sobre pré-candidatos para 2004. Não queremos gerar especulações impróprias. Nossa intenção é apenas ter números para aferir a satisfação da população sobre o governo petista”, disse Aderbal de Mello.

Ele diz que todos os números foram repassados para os integrantes do diretório municipal. “Avisamos que, embora seja normal que um ou outro jornalista mais ativo tenha acesso a informações sobre a pesquisa, que o sigilo seja mantido”, concluiu.

AVALIAÇÃO

No entanto, o vereador aceitou avaliar os números divulgados pelo Hoje na semana passada. Os números, segundo ele, animaram a militância. O governo Lula é bem avaliado. O PT é o partido preferido de 21% dos cascavelenses. Mas ele faz questão de ressaltar que a pesquisa não tem nenhum valor eleitoral.

“A eleição ainda está longe. Muita coisa pode mudar. Quem é candidato hoje pode não ser amanhã. Quem não é, pode surgir como surpresa. A avaliação hoje positiva pode mudar radicalmente. Vale a informação para balizar as ações do partido. Para monitorar e acompanhar a tendência do eleitorado. Informações valiosas foram retiradas, inclusive para determinar um plano de governo petista para Cascavel”, avalia.

Para finalizar, o vereador aproveitou para alfinetar adversários descrentes em alguns números. Ele aparece com 15% das intenções de voto num dos quadros de possíveis candidatos propostos. “Teve gente que duvidou, que disse que é demais. É bom que pensem assim e duvidem mesmo”.



MONITORAMENTO

Partido fará mais dois levantamentos

O PT contratou o Ibope para realizar pesquisas gerais sobre intenção de voto e opiniões dos eleitores em 150 cidades brasileiras com mais de 150 mil eleitores. Motivo: nestas cidades estariam concentrados mais de 60% do total de eleitores brasileiros.

A estratégia do partido é monitorar a variação das opiniões dos eleitores nas maiores cidades. Para isto, além da pesquisa geral feita em outubro já há mais duas outras previstas, uma para março do ano que vem e outra para junho, data das convenções municipais.

Se a pesquisa serve para balizar ações eleitorais do partido, também serve para monitorar o comportamento do eleitor com relação ao governo petista. Um sinal de que o partido quer ter candidatos e vencer as eleições nas cidades maiores e preparar caminho para uma possível reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

______________________________________________________________ O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E

O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas
eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos
sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas.
__________________________________________________
Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico
       http://www.votoseguro.org
__________________________________________________

Responder a