Walter Del Picchia wrote:

ENCAMINHANDO ELUCIDATIVO TEXTO DO ENG. CARLOS ROCHA, CRIADOR DA URNA-E ADOTADA OFICIALMENTE.
============================================
From: Carlos Rocha <[EMAIL PROTECTED]>
To: Walter Del Picchia <[EMAIL PROTECTED]>
Cc: [EMAIL PROTECTED]
Date: 08 Dez 2003, 04:30:22
Subject: Fraude nas urnas [ISO-8859-1] eletrônicas
Caros,
Mais argumentos, para uma boa causa.
Abraços,
Carlos
--------------------------------------------
Fraude nas urnas eletrônicas
Gastos de R$100 milhões, sem resolver o problema!
O TSE acaba de publicar um edital, para a compra de 75.000 novas urnas, para as eleições de 2004, com o custo estimado de R$100 milhões, em janeiro de 2004.
Em primeiro lugar, esta compra se mostra desnecessária, até as eleições de 2006, pois, nas próximas eleições, ocorrerá uma eleição rápida, quando estaremos votando, em, apenas, dois cargos, existem disponíveis 406.000 urnas, para 352.665 seções eleitorais, já estimando um crescimento de 5% das seções, em relação, às eleições de 2002, e os índices de falhas, nas urnas eletrônicas, divulgados, pelo TSE, no ano passado, foram muito baixos. E, além de tudo isto, porque a necessária solução da segurança das urnas não reside, na compra de urnas novas, com maior capacidade de processamento, que permitiria atender ao cálculo de assinaturas digitais, determinado, pela nova Lei 10.740/2003. As assinaturas e os certificados digitais devem ser tratados, por um processador de segurança independente do processador existente, nas urnas atuais. Esta é a solução utilizada, por todos os sistemas seguros, em operação, no mercado.
Desta forma, o mais importante, é que o investimento necessário, para garantir a segurança e a transparência essenciais ao processo eleitoral, totalmente, digital e sem o voto impresso, custaria um terço dos gastos, desta compra intempestiva de novas urnas, e não está sendo feito.

Por que abrir-se mao do voto impresso, ate aqui a melhor forma de ter o voto verificado por quem votou ?

Além disso, as eleições eletrônicas brasileiras sofrem grave risco de fraude, não porque a concepção tecnológica das urnas eletrônicas apresente falhas, e, sim, porque a segurança do sistema eleitoral depende, exclusivamente, de um pequeno grupo de pessoas físicas, técnicos que trabalham, na Secretaria de Informática, e sequer funcionários formais do TSE - Tribunal Superior Eleitoral são.

Alem da vulnerabilidade representada pelo risco de depositar a seguranca na confianca pessoal neste grupo,
a urna apresenta sim falhas de concepcao, ao nao se preocupar com a auditabilidade do processo partindo
de um registro seguro, conferido pelo eleitor, unico a saber o seu voto.


Benjamin Azevedo


______________________________________________________________ O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E

O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas
eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos
sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas.
__________________________________________________
Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico
       http://www.votoseguro.org
__________________________________________________

Responder a