A Gazeta, de hoje
 
Mais de 28 mil títulos cancelados no interior


Lúcia Garcia

As revisões eleitorais, realizadas entre os meses de novembro e dezembro de 2003, resultaram no cancelamento de 28.247 títulos de eleitores. Esse total corresponde a 28,1% do total de 100.418 títulos que deveriam ser recadastrado no Estado. O recadastramento ocorreu em 13 municípios porque essas cidades estavam com índice acima de 80% do eleitorado, em comparação à população.



De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o município com maior número de título de eleitor cancelado foi Pedro Canário: 6.665. No município do Norte do Estado foram convocados 14.113 eleitores, mas apenas 7.448 compareceram aos cartórios para recadastrar o documento. O número corresponde a 47,1% do eleitorado convocado.



Um funcionário do cartório de Pedro Canário acredita que apenas 52,8% dos títulos foram revisados porque muitos pessoas não moram mais naquele município.



Temporários



"Essa é a maior possibilidade. No início dos anos 90, muitos trabalhadores vieram para cá para ajudar na implantação da Bahia Sul. Eles ficaram aqui uns três anos, e tiraram o título de eleitor. Quando acabou a obra, eles foram embora, mas não transferiram o documento e continuaram votando. Agora, no período da revisão eleitoral, eles não tinham como recadastrar o documento", relatou.



Ele acrescentou que, como os eleitores não moram mais no município, eles não teriam como saber da obrigação eleitoral. "E mesmo que soubessem não poderiam revisar o documento, porque não teriam como comprovar residência – uma das exigência uma recadastrar o título", assinalou o funcionário. Ele disse ainda que muitas pessoas não revisaram o título, mas residem em Pedro Canário. "Acho que não vieram por falta de interesse", frisou.



Já a cidade de Baixo Guandu foi o segundo município com maior quantidade de títulos cancelados, com 4.752. No total, 14.326 pessoas teriam que revisar o documento, mas 9.574 cumpriram a obrigação da Justiça Eleitoral.



Santa Teresa aparece como o terceiro município com o maior número de títulos cancelados: 3.556. O eleitorado estimado na revisão era de 11.631. No entanto, apenas 8.075 recadastrou o documento naquela cidade.

Responder a