Tendo em vista as próximas eleições e supondo que conseguiremos militantes para fazer campanha contra a urna eletrônica.
 
Uma maneira simples de ilustrar uma fraude para pessoas totalmente leigas e até analfabetas é mostrar como você pode em alguns segundos mudar a programação do teclado.
 
Uma hora ela tecla 12 aparece doze mesmo na tela, outra hora ela tecla 12 aparece13, aparece 45 etc.
 
Ou de outra forma: 10 pessoas teclam números diferentes mas só aparece 13 ou só aparece 45.
 
Aí a pessoa vai argumentar: Mas eu vejo na tela se está certo e só confirmo se estiver.
 
Aí o apresentador exibe uma nova modalidade com um progaminha em que ele vê certo na tela e no final o resultado impresso dá diferente dos votos que foram teclados.
 
Aí ele faz a terceira etapa. A pessoa tecla, o seu voto é impresso e ela pega esse voto impresso e coloca numa urna.de papelão
 
Depois impreme-se o resultado eletrônico.  E em seguida  apura-se o resultado da urna de papelão. Mostra-se a diferença e a constatação de que houve fraude ou não.
 
Devem-se fazer duas eleições: uma com fraude e outra com fraude. Ou outra didática com fraude pequena para não escandalizar.
 
Não sei se fui entendido. Mas a idéia é suscitar nas pessoas por etapas a desconfiança na urna e finalmente a exigência do voto impresso.
 
Os militante podrão receber disquetes ou CDs para fazer a demonstração.
 
F. Santana

Responder a