Prezado Marko

Acabei de chegar de Cananéia   , um paraíso de mar ,  céu e  verde, de onde   embarquei  uns robalos - passei apenas  5  dias , não me  chame  de marajá!  Me  comprometo a tentar  a  adesão  do  Professor  Romano   nesta  próxima semana .

Sugiro que  consigamos   dos  juristas  uma ação  contra  o  voto eletrônico  sem  voto impresso.

A coisa   no  Brasil está mais para  jacaré  do que para  colibri  como  dizia  um velho professor meu. A luta  contra o  voto-e  como arma  do atuais donos  do poder,   para nele se perpetuar ,   não  se resume  ao  Brasil. A  coligação  do mal é ambiciosa  ..e  ridícula. Muito  scotch e muita  cachaça  os  faz perder  a noção  da  volatilidade    do poder.  Os invencíveis de  hoje serão os  escorraçados de amanhã .

Nesta  época  de  Bushes, Berlusconis , Blairs e  Lulas,   o  Estado passou a ser  instrumento de interesses  escusos , palco de farsantes  e  palhaços, e não mais o protetor  dos  direitos do   homem  comum. O  microcosmo  do poder  atual no  Brasil   se  chama  Santo André , e  significa    o  fundo  do  poço.

Santo André  é  o  PT, Santo André  é  o  Brasil de  hoje. Gravem e o  Brasilse mostrará  um mega  Santo  André  parido nos motéis  do  Rio , Brasília e  Sampa.

Com  o  Estado  criminalizado , no Brasil a partir  de  89, pouco  se pode  esperar  , especialmente  no que  diz  respeito  ao  voto-e,  dada a criminalização de  todos  , ou quase  todos  os poderes-  a opção ,se  tentar  resistir, é  a desmoralização ou    o  enfraquecimento.  Os  setores  que não interessam , por  não  se submeter  a  cooptação  ou  a  acomodação , são deixados  á  míngua como acontece com as incômodas  FFAA.

O presente  sistema-mundo ruirá  brevemente  , quero repetir  bem isto  para poder  depois  dizer que  fiz  esta  modesta previsão . Nem que  o  Bush produza um  Bin Laden ou  seu  sósia, livrará  este  repugnante  republicano   da derrota e  os EEUU de  se ver  com  sua  gigantesca  dívida ,  e  com  a  insustentável natureza   do seu consumismo.

A  Era  do Capitalismo de  Quadrilha  -  insustentável - passará ,e  aqui caminharemos  para o nosso melhor  futuro.  O pêndulo  começa  a  voltar , para  um  novo autoritarismo  , mas  econômico, onde o  social imporá  limites  aos  chacais  do  que  se  chama mercado.

Não tenho muitas esperanças  com relação a realização episódica de  eleições:  continuará  a ser  importante  parte   da  sociedade  de espetáculo : pouco mais  que isto  - imagem, luzes, e  muita  caixa  dois- ilusão de  verdadeira  escolha .  O  voto -e , na verdade  tira  o tesão   do espetáculo, pois sabe-se ,  minutos  após  a farsa ,  quem  foram os  escolhidos - e sem direito  a recontagem .

Eleições  quase  sempre sempre  foram farsas para legitimar  a   continuação    do que é esssencial na relação de poder  entre o   forte  e o fraco. Mas de certa  forma   esta farsa , equilibra-se  com certos  direitos e uma dose  de  saudável  dignidade. Esta necessidade de mudança, mesmo para continuar o mesmo, msotra-se  saudável .

Existem  sociedades  extremamente  opressoras convivendo  com a realização regular  de eleições e  dando-se  como exemplo  de  democracia. Existem  governos  fortes  que são  fortes  para  evitar  a  pior das  opressões .

O pavor  da  esquerda, desta esquerda tropicalista , era que o Brasil chegasse entre as  cinco maiores  economias  do planeta  , colocando  acadêmicos e torneiros  mecânicos  no seu devido  e importantíssimo papel : os primeiros  de pensar  , e os  últimos  de trabalhar,  tirando  o  "pensador"   das mesas    de  bar da  Vila Madalena  e  o  "trabalhador"  do    cachaça  e  dos  churrascos    dos  sindicatos .

Abraços

EBittencourt