Amilcar,

Sua pagina resumo esta boa,
e quem realmente quiser conhecer o relatorio deve le-lo
em sua integra.

Diversos outros aspectos sao levantados e analisados, mas o ponto nevralgico
eh a impressao do voto, alvo das ultimas investidas do TSE que conseguiu suprimi-la,
comprometendo a seguranca da votacao.

Selecionei um pequeno trecho onde os professores, apos defenderem a impressao do voto:

Várias pessoas acham que a re-introdução da impressão do voto é um retrocesso. Elas acreditam que a urna seja segura, e que a impressão apenas convida os candidatos vencidos a entrar com recursos, solicitando uma nova recontagem. Nós discordamos, porque sem impressão ou outra comprovação do voto é muito difícil, senão impossível, de se provar que a urna seja segura. Se houvesse impressão do voto, isto implicaria auditabilidade, e poderíamos declarar sem ressalva que a urna é segura e auditável. Qualquer leigo poderia entender como esta segurança é estabelecida. Contudo, sem impressão, claramente não há quase nenhuma auditabilidade, e mostrar que a urna é segura se torna muito mais complicado, como veremos nas próximas seções.
A comprovação do voto não é um luxo, mas é uma peça chave para realizar um sistema eleitoral
auditável, o que, pode-se argumentar, é um direito fundamental do povo numa democracia. Se o TSE abolir a impressão do voto, deve-se estudar outras tecnologias para conseguir a comprovação do voto e a auditabilidade.


Os professores analisam entao o caminho alternativo de tentar provar a seguranca
pela garantia do software, para concluirem:

Como pode ser constatado, é muito difécil, senão impossível, dadas as condições atuais do sistema da urna eletrônica brasileira, concluir-se se a mesma é confiável ou não. Isso leva à necessidade de considerar a urna uma “caixa preta” e que desta forma, deve ser realizada a auditoria externa e paralela de suas operações. A impressão do voto é uma maneira simples de se conseguir este intento.

Benjamin

______________________________________________________________ O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas. __________________________________________________ Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico http://www.votoseguro.org __________________________________________________

Responder a