Pessoal ainda acho que devemos mudar o ataque, se eles não aprovam a idéia da impressão por problemas técnicos porque não usar a própria cédula que o leitor preenche como comprovante? abaixo estou reenviando meu email emitido para este fórum.

Alcir
Umuarama - Paraná

----- Original Message -----
From: Alcir
Sent: Monday, March 15, 2004 3:04 PM
Subject: [VotoEletronico] Nova Idéia

Pessoal tive uma idéia e que me lembre essa não foi dada aqui na Lista, preparei um texto de apresentação, que pretendo melhorar com a ajuda de vocês, para distribuir para amigos e alguns jornais. Então preciso de opiniões e críticas para não soar muito imaturo.

******** inicio do texto ************

Segurança do Voto

Porque não é seguro votar via Urna Eletrônica?

Para responder essa questão devemos considerar que as urnas são controladas por programas de computador, e os mesmos são criados por pessoas contratadas pelo TSE. Sendo assim eles têm controle de tudo o que é feito na Urna. Nesse ponto a questão seria:

- Será que eles seriam capazes de criar um sistema que permitisse a manipulação dos votos?

Pelo sim pelo não, poderíamos ter uma maneira de fazer uma recontagem dos votos, e não eletronicamente, teria que ser através de Cédulas como acontecia antigamente. Então a questão entra no campo Constitucional, pois, pela Constituição Brasileira temos o direito a recontagem de votos. Com isso podemos concluir que além da Urna não fornecer segurança ela também fere a constituição.

A Minha opinião e a de diversos Técnicos de Segurança Eletrônica não é a de que devemos abolir as urnas Eletrônicas e sim a de que deve-se torna-las seguras e passíveis de recontagem, agora como fazer isso?

Uma primeira idéia foi difundida no fórum do Voto Seguro (www.votoseguro.org) e depois foi colocada em prática em algumas cidades brasileiras, é a utilização de Módulos de Impressão ligados a Urna. O eleitor escolhe o candidato, é feita uma impressão com os dados da votação e após a confirmação é feito o depósito do comprovante numa urna para que depois se necessário faça-se a recontagem. A idéia é boa e funciona como meio de evitar fraudes no programa da urna, pois depois pode ser feita uma recontagem por amostragem para verificar a validade dos resultados. Mas colocaram problemas nessa solução, muitas impressoras apresentaram problemas e verificaram uma certa demora nas seções onde a votação utilizava este mecanismo. Até aqui podemos dizer que isso é normal, Sim! A maioria de nós está careca de saber que os primeiros testes de novas tecnologias apresentam problemas, e o que deve ser feito é corrigir os mesmos. Mas o TSE, através de seu Presidente Nelson Jobim, resolveu abolir o módulo de impressão, voltando a Urna em seu estágio inseguro e inconstitucional.

Uma segunda idéia vou apresentar agora, sem novidades tecnológicas, vou demonstrar que aproveitando-se das mesmas opções que são utilizadas no Brasil inteiro, o das máquina operadoras de Casas Lotéricas. Como ficaria o sistema de votação.

O Eleitor preenche seu voto num cartão tipo Mega Sena, todo cidadão, por mais simples e "tecnófobo" que seja, sabe preencher um cartão de Jogos;

Com posse desse cartão iria até uma Urna Eletrônica e passaria o Cartão;

A máquina faria a leitura e se confirmado o correto preenchimento a Urna Eletrônica mostraria as escolhas feitas e um botão para Confirmar e outro para Cancelar;

Se Confirmado o voto, o cartão seria aspirado para dentro de uma urna;

Se Cancelado seria ejetado novamente;

OBS: O cartão teria as opções dos Candidatos e mais opção para Nulo e Branco;

Para saber mais: Fórum do Voto Seguro www.votoseguro.org

Alcir Alexandre da Silva

Estou aberto a opiniões e críticas acerca dessa idéia.

Alcir Alexandre da Silva
Umuarama - Paraná - Brasil