----- Original Message -----
From: "irene" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Wednesday, May 26, 2004 3:17 PM
Subject: BASTA!

> O GLOBO - RIO (página 14)
>
> Rio, 26 de maio de 2004
>

> Movimento que diz basta à violência e impunidade ganha mais adeptos
>
> Maria Elisa Alves
>
> O movimento "Basta" começou de forma tímida, no fim de abril, com a
instalação de uma faixa com a inscrição em vermelho no alto de um prédio da
Avenida Epitácio Pessoa. Agora, quase um mês depois, uma outra faixa,
pendurada na varanda de um prédio da Rua Lineu de Paula Machado, já pode ser
vista, escondidinha entre dois edifícios, por quem passa pela Avenida Borges
de Medeiros. Mais duas foram postas na Rua Sacopã e outras vão sendo
estendidas pouco a pouco em outros bairros da cidade. Devagarinho, a
campanha idealizada por um grupo de cariocas cansado da violência, da
impunidade e do descaso ganha folêgo. E a partir de hoje, ainda mais
visibilidade, com o lançamento do site do "Basta"(www.basta-ja.com.br).

> - Queremos enfaixar o Rio, deixar o movimento visível. Quando todos
disserem basta, teremos condições de pressionar as autoridades por
melhorias. Vamos trocar idéias, conhecer projetos, saber como a Índia
conseguiu diminuir a miséria no país. Vamos ver qual o projeto que deu certo
lá e sugerir o mesmo para cá - diz a psicanalista Beatriz Kuhn, uma das
idealizadoras do movimento.

> Segundo a webdesigner Irene Caminada, que pendurou uma faixa no seu
apartamento, na Lineu de Paula Machado, mesmo sabendo que pouca gente pode
vê-la da rua, a internet vai ser uma forma do grupo do "Basta" trocar idéias
com a comunidade. As sugestões sobre como melhorar o Rio vão ser
encaminhadas para as autoridades.

> - O movimento está a cada dia ganhando mais adeptos, muitas pessoas querem
adesivos, saber como participar. Com a internet, vai ser mais fácil. Teremos
o nome e o contato do grupo que idealizou o movimento, vamos fazer um banco
de dados com idéias e projetos para melhorar o Rio.

> Segundo Irene, é preciso que os cariocas se mobilizem:
>
> - Chegou a hora da gente parar de só reclamar e não fazer nada. O carioca
diz que a cidade está ruim, mas não age. Já fui assaltada, como todos os
cariocas, milhares de vezes. Nunca mataram um parente meu, mas não podemos
esperar que aconteça conosco nem ficar cego ao que tem acontecido com os
outros.