Title: O DIA Online ::: Eleições 2004
 
   Menu ------------ Ataque Automania Ciência Colunistas Economia Empregos Fique Ligado Geral Internet Motomania Mundo Negócios O DIA D Opinião Polícia Política Regionais Televisão Turismo Vestibular     
 
   

Quarta, 15 de setembro de 2004.

Especialistas apontam problemas

Urna segura, só no papel. O trocadilho serve para ilustrar com precisão o que pensam os especialistas em eleição eletrônica no Brasil. O principal alvo das críticas é a falta da confirmação impressa do voto – uma espécie de cédula que deveria ser emitida no momento do voto e, logo em seguida, depositada numa urna comum. Contendo todos os dados sobre o candidato escolhido, a cédula serviria como prova numa eventual recontagem de votos por suspeita de erros e fraudes, e também para o trabalho dos auditores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Um dos maiores estudiosos do assunto, o engenheiro paulista Amílcar Brunazo Filho defendeu – em artigo anexado ao projeto Segurança no processo eleitoral brasileiro, do ex-senador Roberto Requião –, que outra falha é a falta de pessoal para fiscalizar a carga, o teste e o lacre de todas as urnas habilitadas. Na maioria dos casos, a verificação é feita pelos cartórios eleitorais.

Outro problema é a segurança dos dados armazenados nas urnas. Por ser acessível a quem manipula os disquetes, a informação pode ser adulterada.

Os especialistas alertam para a falta de testes e certificados de validade dos softwares, como constataram professores da Fundação Copetec, da UFRJ, que analisaram as eleições de 2002.(João Antônio Barros)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Responder a