Sent: Wednesday, September 15, 2004 7:30 PM
Subject: [VotoEletronico] Água & Vinho - Há motivos para euforia?

     Pessoal

     Parabenizo o Amilcar, a Cida e todos que têm lutado pela lisura das eleições brasileiras e pela obediência às regras eleitorais (ou, ao menos, à Constituição), pela aparente melhoria relatada. Podemos comemorar o fato 'deles', aparentemente, estarem começando a notar nossa existência...

     Mas..., não posso deixar de lembrar:

     1. A história do bode colocado na casa para o desespero dos moradores, e depois retirado para eles se sentiram aliviados e felizes.

     2. A frase 'Dar os anéis para não perder os dedos'.

     3. A percepção óbvia de que a segurança da corrente depende de todos os elos, e que, mesmo que a totalização seja fiscalizada e esteja aritmeticamente correta, TODOS MENOS UM elos continuam não ou precariamente fiscalizados. E basta um elo ser fraco e poder abrir, para a corrente ser 100% insegura.

     4. Entendo o sacrifício necessário que é participar do precaríssimo processo de fiscalização de alguns tópicos (assinatura dos programas, carga das urnas, recolhimento e soma dos BU-boletins de urna, sabendo que são atos formais e utilizados para enganar a população que essa precária fiscalização é suficiente); e com o risco de bancarmos os inocentes úteis colaborando para validar o processo. Sei que simples alheamento como protesto seria uma alternativa pior, pois ficaríamos sem meios para protestar (e é o que 'eles' desejariam). Porém penso que não há motivo para euforia por 'eles' estarem cumprindo menos que um por cento de sua obrigação e estarem um pouco mais educados; parece mais uma esmola do que uma concordância. Pode ser que seja um primeiro passo, um ponto de inflexão, mas reservo-me o direito de ser pessimista: apesar de todo esse esforço, o essencial continua fraudável, criticável, precário, inseguro. E não nos enganemos, sem muita pressão e colaboração de pessoas da própria Justiça, nada mudará; continua havendo mais motivos para desânimo do que para alegria.

     Em meu entender, as eleições brasileiras continuam sem a mínima credibilidade e, nessas condições, é uma violência sermos obrigados a votar em um sistema no qual não acreditamos e sabemos vulnerável. O voto nulo também não resolve, pois é fácil a urna-e transformá-lo em voto válido para quem desejarem. Para mim, os candidatos fazem campanha, os eleitores votam e a população recebe os resultados, alguns com fé cega, felizes em sua ingenuidade, acreditando terem executado um ritual importantíssimo, e outros fingindo que confiam no sistema, conformados e satisfeitos por terem se livrado de uma obrigação aborrecida e sem sentido. É um grande faz-de-conta praticado por gente grande. Ou, como disse um amigo: É a ditadura disfarçada em democracia.

     É isso. Abraço. A luta continua.

     Walter Del Picchia - Escola Politécnica da USP