Oi, Rodrigo.

Já havia conversado com o professor Carlos Afonso, do CTS, sobre o
programa embaixadores da Wikipédia, num almoço que tivemos em novembro
do ano passado, onde discuti sobre a Open Knowledge Foundation. Ele se
mostrou interessado em ambas as coisas.

Vou voltar a falar com ele. Tinha visto através da comunidade REA
Brasil também isso aqui

http://direitorio.fgv.br/graduacao/wiki

e já ia fazer isso, então você deu mais um motivo para isso (a Carol
também ficou de me colocar em contato com o pessoal da FGV de São
Paulo e o Mazuco vai falar com seus professores :).

Hoje fui conversar com um professor de um instituto de física da USP,
que me deu dicas preciosas sobre o trabalho que estou fazendo. Acabei
dando um pulo no instituto de matemática, para ver se encontrava um
professor que diz gostar da idéia da Wikipédia (ele contribui com a
versão em inglês). Ficamos discutindo como ele poderia usar suas aulas
para melhorar a Wikipédia. Estou sugerindo sempre num tom de
exercícios extras para os alunos, pois estou sentindo que quase nenhum
professor adotará o wiki como moto de seu curso, será algo extra.

Legal também foi ter encontrado uma professora de cálculo por
coincidência. Esse primeiro professor com quem falei recomendou eu
falar com a diretora da comissão de graduação, que não estava em sua
sala, mas encontrei essa outra professora, que nunca me esqueço de sua
frase "Pensar dói", enquanto tentava nos explicar o que é uma integral
de Riemann e a importância de fazermos exercícios para entendermos
alguns assuntos (isso faz pouco mais de 10 anos). Vamos ver se ela vai
se empolgar a usar as aulas para melhorarmos os artigos relacionados a
álgebra linear <http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_linear>. O
primeiro professor vai dar aula sobre análise complexa
<http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_real>. :)

É interessante ver algumas pessoas com muito conhecimento que
contribuem para a Wikipédia em inglês, enquanto temos quase ninguém
que fala essa língua no nosso país. Espero ser persuasivo o suficiente
para entenderem a importância de escrevermos em português também.

Tom