Sobre o geral, total acordo com Everton: com a imprensa, às vezes "menos é
mais". Quanto mais concisa for a resposta, menos ela será editada.

Neste caso, me pareceu que será uma pauta "neutra"-pra-positiva: "em que pé
está a Wikimedia e o que se espera para o futuro" - então vale mostrar o
que tem acontecido e o potencial de novas coisas acontecerem. O ideal é não
falarmos em objetivos megalomaníacos, que nos serão cobrados daqui a um
tempo.

Outras dicas pra lidar com jornalistas (eu mesma sou uma, mas não exerço a
profissão em redação há muito tempo):

- costumo perguntar se ele está entendendo, se ficou claro, se precisa de
mais alguma coisa
- costumo perguntar a abordagem q ele pretende dar
- costumo tentar sintetizar as explicações explicitamente, como por exemplo
"então, pra resumir, eu diria que 'blablabla'", de forma concisa.
- se acho que ele não está entendendo ou querendo entender (e colaborar),
peço pra mandar as respostas por email (pra q não sejam tão manipuladas)
- gosto de saber quando vai sair
- procuro ser transparente, mas dizer apenas o que pode ser publicado - o
que às vezes é difícil (por exemplo, achei que era importante mencionar
projetos da comunidade - o GP, o projeto de Arquigrafia, o programa de
educação, as atividades de capacitação, etc. pra ele entender que as
atividades vão além da Wikipedia. Mas disse que ficariam muito melhor
explicados na boca de vocês - mas esse tipo de coisa depende de uma relação
de confiança que deve ser construída aos poucos - e é possível. Já tive
excelente experiências com jornalistas que passam a ver em você uma fonte
importante pra ajudá-los a pensar matérias também, mesmo que não dê
declarações públicas - e isso às vezes é mais valioso do que aparecer o
nosso nome ou de qq organização/movimento que eventualmente representemos).

espero que fique bacana!

Abraços
Oona