Poucas coisas no Brasil foram construídas com dinheiro particular

Alguns hospitais, principalmente de colônias de imigrantes, como a
Beneficiência Portuguesa;
Uma escola ou outra,
uma biblioteca como a Brasiliana, do Mindlin, paixão de uma vida
A Bienal e o Cicilo
E o MASP, um modo  que o Assis Chateaubriand arranjou para extorquir uma
graninha, mas no final o Juscelino teve que bancar com verba pública

talvez o modo de começar a mobilizar esse povo sanguessuga seja criando uma
relação de doações significantes
ou de não doadores insignificantes

Jo