O comentário no Economist com certeza é do Virgílio, uma pessoa muito
peculiar em sua xenofobia.

Pt nunca chegou a ser a 3ª maior Wiki, acho que chegou a 6ª
inglês/alemão/frances/italiano/holandes sempre foram maiores, o espanhol
teve problemas de cisão e nós os passamos com artigos por bots (o Nuno
colocou 50.000 comunas da frança de uma vez,  o Rei colocou milhares de
asteróides), mas existem muito mais falantes de castelhano e quando
resolvemos parar com a corrida de enciclopédias e desestimular artigos por
bots, nos passaram.
japones /russo/polones e acho que chines, então hoje estamos mais perto da
nossa posição natural, talvez desse para chegar no esforço dos poloneses e
holandeses

Quanto ao comentário do Victor, realmente não entendi o ponto, um
esclarecimento adicional me ajudaria.

Jo