Gente,
Já falei com Rodrigo, mas vai a resposta a todos para caso seja necessário
esclarecer alguns pontos a todos, abaixo.

2013/3/26 Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argen...@gmail.com>

> Eu ainda acho que essas contratações deveriam ser melhor conversadas, como
> vai ser esse programa de educação?  Vão continuar batendo cabeça?

O Everton divulgou que ia sair faz 20 dias e que estávamos revendo o
formato das vagas tb. Desde o dia 10 de março (ou seja, 16 dias atrás)
divulgamos as vagas sendo construídas no meta.

> E esse outreach, me parece o projeto de IEG que eu propus e provavelmente
> não será aprovado (engraçado), mas sem diálogo com a comunidade, focado em
> universidades e projetos da WMF em detrimento de projetos da comunidade
> brasileira, sem algumas partes que eu acho essencial e com partes que acho
> que vai dar muito errado.

O outreach não é no formato proposto no IEG - é a vaga de educação dividida
em duas, na verdade; voltada para a formação de professores e estudantes.
Estamos apostando que, em vez de ter uma pessoa só, como era o caso do
Everton, ter duas (como foi na região árabe), poderá ser mais interessante.
É uma aposta. Podemos concluir que estamos errado. Mas, voltando,
procuramos deixar bem claro no scope of work e background.

> O projeto chama-se catalisador, e como vai catalisar algo que não
> existe??? Isso não é catalisar, isso é criar algo insustentável e depois
> largar na mão da comunidade depois que acabar. E eu ouvi um discurso, e
> estou vendo outras coisas na prática. Estou vendo Wikipédia Wikipédia
> Wikipédia, sendo que a comunidade que vai a campo é mais inclinada para
> outros projetos, e a energia que gastaram com a Wikipédia poderia ter
> dobrado o número de contribuidores do Movimento Wikimedia, se tivesse
> focado em outros projetos...

1) Acho falsa a premissa de dobrar essas comunidades, porque a questão de
números ali não é parâmetro. Eu até menciono isso no planejamento, mas a
verdade é que o importante não é passar de 5 pra 10, a meu ver. Mas é
envolver pessoas que se apropriem mais deles. 2) Sempre divulgamos outros
projetos. Mas sabemos que a Wikipédia é porta de entrada em MUITOS casos,
porque é o que as pessoas têm mais (com o perdão da palavra) tesão de
trabalhar - pela visibilidade, por saber que o que fizerem será lido etc.
Quer um exemplo que começa com Wikipédia e termina em outro projeto? A
Juliana se envolveu fortemente com o wikisources e eu fiz um primeiro
contato com Biblioteca Nacional, que seria importante darmos seguimos este
ano. Falamos do Wikilivros em Recife, na Fliporto. Falamos do wikilivros e
da wikiversidade em vááárias palestras do programa de educação. Para Pablo
(USP) e Felipe Asensi (FGV RIO), sugerimos mini-livros no wikilivros. 3) E
não estamos fazendo nada insustentável. Há diversas experiências de
professores (2 no espírito Santo, 1 no Sul, 2 no Rio) tocando o programa
praticamente sozinhos, seja junto com um Wikipedista, seja sozinho mesmo.

O problema do crescimento do movimento Wikimedia de um modo geral
(Wikipédia inclusa) não é de hoje e acho que é um desafio tremendo que
temos que debater mesmo muito, e juntos, sobre como fazer. Seu crescimento
depende menos de uma equipe do catalisador e mais de uma postura aberta de
TODOS NÓS, juntos, e da criação de atividades em andamento para as pessoas
se engajarem. Vamos abrir um debate sobre isso? Tomando a liberdade de dar
opiniões livres, também como voluntária, sobre o assunto, acho que posturas
como "aqui a gente faz assim" não agregam pessoas novas, cheias de gás,
ideias e vontade de contribuir. Falta de projeto prático em andamento para
as pessoas se envolverem não ajuda a agregar ninguém - ao contrário, a
pessoa entra, a fim de fazer algo, mas não sabe como contribuir. O
movimento pode ser aberto a novas propostas, mas raramente as pessoas ficam
à vontade pra chegar fazendo. Elas querem se ambientar. Criar processos
abertos catalisa. Ortodoxias ("tem que assim", "tem que ser assado", "tá
errado") repelem, evitá-las, catalisa. Estamos criando formas de entender
como as pessoas que participam de nossas atividades querem se envolver. E
acho que atividades que não de edição é uma delas. Podemos chamá-las pra
lista (que não tem sempre o melhor ambiente do mundo), comunidade do
facebook (idem, mas menos) e para quais atividades próximas?

Sobre Wikipédia: já falei e repito. Outras experiências me mostram que se o
maior projeto de uma rede cai, todos caem juntos. Eu acho que vocês erram
em criar uma oposição dos projetos menores em relação à Wikipédia, como se
fosse a arquinimiga dos demais projetos, a que impedisse os outros de
crescer. Acho um erro de diagnóstico, um erro de estratégia e não vejo nada
ser produzido a partir daí.

E vão reclamar que eu não discuti quando chamaram sobre o programa
> educacional, mas o prazo do IEG estava correndo e eu não tive tempo para
> ficar falando algo que disse quando o projeto começou de novo  e até agora
> não pensaram em nada disso.

Infelizmente, não podemos nos dar ao luxo de deixar um monte de
profissionais, professores, estudantes à deriva por um tempo porque nosso
profissional sairá e vamos deixar mais tempo para rediscutir o programa.
tem que ser "tudo ao mesmo tempo agora, uma coisa de cada vez" mesmo e a
gente pode pensar em vários novos modelos, como já fizemos inclusive com o
Everton à frente. Algumas iniciativas e experimentos partiram do Brasil.
Podemos continuar testando novas formas. Não temos compromisso com o velho.
Mas temos compromisso com os professores, estudantes e profissionais
atualmente envolvidos.

> Mais uma coisa, eu ouvi a seguinte frase "não iremos contratar até
> fecharmos a parceria no Brasil", então estou pressupondo que essa parceria
> foi fechada e não foi anunciada, que me deixa mais receoso, ou a primeira
> era uma mentira erro, ou estão ocultando informações.

Eu disse que não abriríamos vagas novas. E continua sendo isso. Mas com a
saída do Everton, estamos substituindo-o. E propusemos, e ninguém se opôs,
a dividir a vaga em duas funções.

> último ponto, que pode ser perfumaria na minha parte "The position is
> expected to be placed either in São Paulo or Rio" já há dois funcionários
> da WMF no Rio, se as duas contratações forem no Rio, vai ter um racha
> físico entre o Movimento Wikimedia no Brasil, enquanto a WMF se estabeleceu
> no Rio a WMBR se estabeleceu em S.Paulo, isso que será visto e será a
> realidade, e eu não sei q parceiros têm em mente, ou se já fecharam, mas se
> for um daqui, vai aumentar o custo ridiculamente se tiverem que vir 4
> pessoas do Rio para S.Paulo 1 vez por mês, p ex.

Discordo. Me dê uma só evidência de que isso ocorrerá. Hoje isso não
ocorre. E, sinceramente, WMBR não é só SP e se pensarmos assim, aí é que
não cresce mesmo. Mude o ponto de vista e pense se acharia isso também se
morasse na Paraíba.

> Fui lamentar um pouco, abraços.

E eu lamento o tom do seu email, mais uma vez. Este tipo de diálogo não
contribui em nada para o desejado crescimento do movimento Wikimedia. E o
tom acusatório e o "nós" (quem?) x vocês (quem?) também não contribui para
nos responsabilizarmos, como coletivo, pelos êxitos e fracassos de nossos
passos. Não faz sentido achar no catalisador um bode expiatório para o não
crescimento do movimento, né?

Estou sempre disposta e aberta a avaliações e propostas e já tentamos N
coisas diferentes por aqui. Respeito as emoções à flor da pele, mas não
gostaria que elas contagiassem uma avaliação coletiva e mais racional do
que acontece e do que, como movimento, estamos fazendo.

Abraços
Oona