Olá Chandra, bem vinda.

Alguém já fez alguma palestra referente a línguas indígenas. Acho que o
Mateus, espero que ele comente aqui.

Existe sinergia entre nossas propostas e seu trabalho.

A primeira hipótese é utilizar o MediaWiki, o mesmo software da Wikipédia,
como plataforma, hospedado em servidor particular de seu projeto. Teria
total controle e todas as despesas. Para arquivar remotamente teria a
possibilidade de utilizar o Kwix, um tipo de arquivo desenvolvido para
utilizar a Wikipédia offline, bem leve, dá para utilizar até num telefone
desses modelos mais novos, bem fácil de utilizar.

A segunda hipótese seria integrar os projetos da Fundação Wikimedia,
iniciar uma Wikipédia em Kokama, um dicionário em Kokama, poderia utilizar
o Wikilivros para armazenar manuais, tanto em Kokama quanto em português,
uma gramática por exemplo e utilizar a Wikiversidade para explicar o seu
trabalho, etc. Acho que era a ideia do Mateus, permitir que as próprias
comunidades nativas escrevessem sua versão da enciclopédia. Óbvio que é
necessário conexão com a Internet, mas acho que isso é cada dia mais
viável, mesmo no alto Solimões. Resta ainda utilizar o Kwix, como na
primeira hipótese, para versões offline.
Mas não teria total controle, não poderia assinar, teria que utilizar uma
licença livre CCbySA3.0, que permite inclusive o reuso comercial, talvez
não seja o que esta querendo, entenderemos se for o caso.

Vamos conversando

Jo