Sem sombra de dúvidas, o User Group é uma excelente oportunidade para
desenvolver projetos e atividades impactantes nos projetos Wikimedia,
e claro, é também um ótima forma de melhorar a imagem do movimento
Wikimedia Brasileiro lá fora.

Confesso que pela agressividade que o Catalisador e Ação Educativa
foram tratados de forma geral no antes/durante/depois, pensei que o
grupo seria mais ativo e proativo no pós Wikimania.

O AffCom renovou o grupo mesmo sem terem demonstrado atividades
organizadas pelo próprio grupo(grande parte do que ocorreu nos ultimos
anos aconteceu através de ajuda da equipe do catalisador ou
indicação/convite vindos dele). A própria escrita da proposta e
aprovação dependeu muito de um membro do catalisador.

Outra coisa que acho estranha é que só vejo movimentação nas vésperas
de eventos internacionais e encontros onde pode rolar aquela viagem
0800. Viajam, retornam e nada muda... nenhum plano de ação na ida é
apresentado e nada retorna como experiência da ida ao evento que gere
projetos futuros.

Acho que é o momento do pessoal repensar 2015 para que o Brasil não
continue coadjuvante na organização e até mesmo política do movimento
Wikimedia internacional

Acredito muito nos projetos e no potencial do trabalho colaborativo e
seriamente em tudo que o movimento global de colaboradores tem gerado,
mas confesso que fico cada vez mais cético quanto a estrutura e
seriedade dos "grupos políticos" formados dentro do movimento.

Rodrigo Padula