desconhecia o fato de scripts python serem menos seguros que zsql methods. Certamente que se o progamador errar no código pode abrir  brechas de segurança, mas fica a pergunta, erros na construção dos zsql methods não poderiam abrir falhas também?

prefiro o python porque ele é mais fácil e flexivel de trabalhar, além do que tenho o presentimento que python terá uma vida mais longa que dtml.