consegui o que queria. Estava com alguns problemas de codificação no plone e aproveitando as dicas do pessoal da lista fiz um script para converter a codificação de um page template de iso8859-1 para utf-8 e vice-verça. Se aproveitar para alguém:

## Script (Python) "utf2iso"
##
rqt = context.REQUEST
rsp = rqt.RESPONSE

url = "">url = "" "")

page = context.restrictedTraverse(url)

tmp = page.document_src()
texto = tmp.decode("utf-8").encode("iso8859-1")
page.write(texto)

return rsp.redirect(rqt.SERVER_URL + url)

agora, esse negócio do traverse do page template não funcionar como esperado foi um balde de água fria. Eu desejava fazer um script de conversão universal e passar o tipo de conversão pela url, tipo:

localhost/bin/coisas/modelo/converte?de=iso8859-1;para=utf-8

outra pergunta, tem como testar o tipo de codificação de uma string? Tem algum atributo?