A mensagem é velha mas como eu resolvi o problema pro Meu chará não custa nada contribuir pra comunidade....

O Pra indexar os arquivos no plonelocalfolderng  tem que ir na aba 'catalog' ( do próprio PLF na interface do plone) e mandar catalogar o folder pq ele não cataloga no automático. ( e tem que repitir isso sempre que incluir um ou mais arquivos)

2- Ele mesmo catalogado não lista usando o search_box, para resolver isso basta customizar o portal_skins/plone_form/search substituindo:

    tal:define="use_types_blacklist request/use_types_blacklist | python:True;
results python: here.queryCatalog(REQUEST=request,use_types_blacklist=use_types_blacklist);

por

    tal:define="results python:here.queryCatalog(REQUEST=request);

que ai ele lista na busca...

PS.: Eu queria saber pra que serve o use_types_blacklist, e se isso pode comprometer o plone em alguma coisa.... se alguem puder esclarecer...